O Colégio de Aplicação da UFSC é parceiro do HEMOSC no Projeto Escola

10/12/2021 11:00

O Colégio de Aplicação da UFSC é parceiro do HEMOSC no Projeto Escola. Essa iniciativa tem o objetivo de informar e contribuir para a educação de crianças e jovens sobre a importância e a necessidade da doação de sangue, por meio de ações de sensibilização para formar o doador do futuro. Igualmente, tem o objetivo de contribuir para a cultura da doação de sangue junto ao segmento escolar, ao envolver alunos, servidores, funcionários e pais nesta temática.

Com o desenvolvimento do projeto, busca-se desmistificar tabus, medos e preconceitos a respeito da doação de sangue e estimular a reflexão e discussão sobre o assunto.

Nossa primeira doação coletiva no ano de 2021 contou com cinco presenças ilustres, foram nossos voluntários os seguintes servidores: Katarina, Diane, Gabriela Costa e Diana. Nosso diretor, o professor Edson, também se dispôs a doar, mas por razões médicas, foi impossibilitado. Edson foi doador até o ano de 2018 e falou um pouquinho sobre como se sente “Sempre foi um sentimento de realização e satisfação em ajudar alguém sem saber quem, o que importa é a doação.”

Katarina também já é doadora e sabe bem a importância de estender o braço, literalmente. Para ela “alguns minutos doados com amor podem transformar uma vida inteira”. Para Diane, terapeuta ocupacional, a experiência foi nova: “Foi minha primeira doação de sangue. Compartilhar esse momento com uma colega de equipe foi ainda mais significativo. Todo o processo é conduzido com muita responsabilidade e cuidado pelos funcionários do HEMOSC. São poucos minutos para ajudar alguém que realmente precisa.”

Gabriela é enfermeira no CA e relatou que foi uma “Uma experiência transformadora…Pensar que aquele gesto pode ajudar outra pessoa ou até mesmo salvar uma vida!”. Diana, nossa pedagoga, também entrou na parceria. Para ela, “Doar sangue é um ato de amor ao próximo”.

Sabemos que estamos começando timidamente esse projeto por aqui, mas entendemos que tudo que é grande, algum dia começou pequeno. Vamos continuar trabalhando para que o movimento se torne cada vez maior. Nossa próxima doação coletiva será em fevereiro e terá sua possibilidade de participação também estendida aos familiares dos estudantes.