Comunidades de prática emergentes no estágio supervisionado em inglês da UFSC: (re)construindo identidades como English teachers

A pergunta que motiva esse projeto de pesquisa é “como alguém se torna professor?”

Quando nos perguntamos, a resposta institucional que obtemos é a de que isso acontece quando este indivíduo conclui um programa de formação de professores (licenciatura) em uma instituição de educação superior.

Mesmo sabendo que tal profissionalização é primordial para formar professores, hoje já temos mais consciência de que há outros aspectos inerentes a ‘tornar-se professor’ do que unicamente terminar uma licenciatura.

Isso ocorre porque sob os aspectos mais visíveis da formação destes profissionais, estão processos intrincados de construção de identidade profissional (Varghese et al, 2005), ou seja, de sentir-se e agir como um professor.

Interessado em desvelar tais processos, este estudo assume que existe uma relação intrínseca entre a aprendizagem e a constituição identitária (Sfard; Prusak, 2005; Block, 2007) que entendemos como histórias (narrativas) que construímos sócio-historicamente sobre nós mesmos, que são autoconscientes e em progresso.

Identidades de professores seriam então aquelas histórias que construímos sobre nosso trabalho, com nossos estudantes e nas instituições onde atuamos (Connelly; Clandinin, 1999) nas quais procuramos fazer sentido da nossa atuação.

O nosso interesse se dá em procurar entender como tais narrativas (identidades) são construídas, que discursos (sobre/para professores) as alimentam, que contextos localizados (comunidades de prática) as nutrem e como tais comunidades negociam, em seu desenvolvimento, identidades de professores de língua inglesa.

Consideramos que um contexto interessante para investigar o processo de (re)construção identitária das/dos participantes (professoras/es-alunas/os e professoras/es em serviço) é o estágio supervisionado em inglês, tal como ele ocorre no CA-UFSC, por conta de uma longa parceria desenvolvida entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Colégio de Aplicação na formação de professores de inglês, onde o trabalho colaborativo (Wielewicki, Ruhmke-Ramos, 2020) tem demonstrado possibilidades de construção de comunidades de prática de professores, e assim, de (re)construção de identidades profissionais (Luis; 2017; Ruhmke-Ramos; Luis, 2020; Luis; Ruhmke-Ramos, 2021).

Dessa maneira, este estudo tem como objetivo geral investigar o processo de (re)construção identitária de professoras/es de inglês que participam do estágio supervisionado em inglês da UFSC no Colégio de Aplicação (tanto professoras/es-alunas/os quanto professoras/es em serviço).

Esta pesquisa pode nos fazer compreender melhor as complexidades do fazer docente, tanto no início do percurso profissional quanto ao longo da carreira. Ao mesmo tempo, pesquisar a construção e reconstrução de identidades de professores de inglês durante o estágio pode nos ajudar a entender melhor o processo de formação inicial e continuada de professores, e quiçá contribuir com o debate em torno de melhores e mais eficazes políticas de formação profissional docente.

Equipe  integrante do projeto:

Profa. Dra. Renata Gomes Luis (CA-UFSC)

Profa. Dra. Nadia Karina Ruhmke-Ramos  (CA-UFSC)

Prof. Dr. Daniel Reschke Pires  (CA-UFSC)

Profa Dra. Priscila Fabiane Farias (MEN-UFSC)

Prof. Dr. Hamilton de Godoy Wielewicki (MEN-UFSC)

Alexandre Ângelo Del Claro (PIBIC-EM/CA-UFSC)

Ana Júlia Cardoso Ignacio (PIBIC-EM/CA-UFSC)