Cantoria – Coral Infantil do CA

Estudantes contemplados para 2021 (por ordem de inscrição):

Ayssa Targino Assef
Áyrha Targino Assef
Beatriz Severo Souza
Maria Luísa Böing Tonello
Maya Toledo Melo Braga Henriques
Constanza de Almeida Lopes Gyrão
Maria Clara Filippi Martinelli
Joaquim Mariano da Paixão Bremer
Emanuelly Luciano Pereira de Medeiros
Lívia Ribeiro Maria
Layla Timon de Souza
Mirela Grübel Bueno
Nalu Rutz Mick
Gael Rutz Mick
Pietra Nalani Carvalho
Mariana Pedrozo Fontoura
Samara Reis
Isabelly Silva Ribeiro
Vitor Hugo Leite Gonçalves
Valentina Lamego Vaz Bueno de Camargo

 

Histórico da atividade:

 

O “Cantoria – Coral Infantil do CA” é uma atividade de extensão aberta às crianças que desejam aprender música cantando, movimentando-se e interagindo em grupo.

Alguns dos objetivos da atividade são: conhecer elementos materiais e expressivos do som (altura, duração, intensidade, timbre, dinâmica, andamento, caráter expressivo, articulação e forma musical); desenvolver a percepção e a memória auditiva, o senso rítmico e a afinação; realizar atividades de técnica vocal (respiração, dicção e emissão);  participar da elaboração de arranjos e composições musicais coletivas; expressar-se; movimentar-se; conhecer repertório de diferentes estilos e origens; participar de apresentações musicais.

O repertório é composto por peças de diversas origens e estilos, enfatizando peças escritas especificamente para crianças.

O grupo tem se apresentado em eventos do Colégio de Aplicação e em outros espaços da UFSC. Desde 2017 participa da MostraMus – Mostra dos trabalhos de Música do CA, interagindo com outras atividades musicais do colégio.

Para participar não é necessária nenhuma experiência anterior com o canto, apenas ter vontade de cantar. As inscrições são abertas no início do ano letivo e os ensaios acontecem às terças-feiras, das 18h até às 19:10h na Sala de Música I. O trabalho é desenvolvido pelos professores Cristiane Reys (coordenadora do projeto) e Luciano Py de Oliveira.

MARIA CRISTIANE DELTREGIA REYS

Bacharel em música (violoncelo) pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Licenciada em Música e Mestre em Educação pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. É professora de música do Colégio de Aplicação – UFSC desde 2011, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão

LUCIANO PY DE OLIVEIRA

Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela UDESC, Mestre em Música – Etnomusicologia pela UFBA e Doutor em História pela UDESC. Professor do CA – UFSC desde 2011, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Coral Cantoria em 2015.

Coral Cantoria em 2016.

Coral Cantoria em 2017.

Coral Cantoria em 2018.

Coral Cantoria em 2019.

Coral Cantoria em 2020