Cinoterapia

Proposta de atividades mediadas por animais no Colégio de Aplicação a partir da Cinoterapia

O projeto de pesquisa e extensão “Proposta de atividades mediadas por animais no Colégio de Aplicação a partir da Cinoterapia” teve início no Colégio de Aplicação  Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) em 2015. As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) são práticas com critérios e objetivos específicos, cujo animal é parte principal da atividade pedagógica e/ou terapêutica, assumindo o papel de mediador do processo. O projeto tem como objetivo geral estudar os efeitos e investigar os benefícios das IAA mediadas pelo cão, também chamada Cinoterapia, quanto ao desenvolvimento da linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita), na qualificação da atenção e memória, na promoção  das interações  e de aspectos emocionais, físicos e  cognitivos. A Cinoterapia, pode tratar-se, de acordo com o seu objetivo, de uma atividade educativa em que os cães contribuem com o processo de ensino/aprendizagem, uma vez que se tornam uma influência motivadora no avanço da qualidade e desenvolvimento da mesma.

O projeto desenvolve seus trabalhos em caráter transdisciplinar. Atualmente a equipe é composta por professoras de educação especial, professoras de outras disciplinas, discentes dos cursos de pedagogia, psicologia e fonoaudiologia da UFSC, alunos do ensino médio do CA/UFSC,  condutores e cães voluntários .

Ao longo dos anos de existência do projeto foram desenvolvidas pesquisas, Trabalhos de Conclusão de Curso, participação em eventos, publicações de artigos e textos científicos. Em especial, em 2021 realizou-se a escrita de um livro, em parceria com uma equipe que trabalhou com a Cinoterapia na Universidade Federal de Santa Maria intitulado: Intervenções Assistidas por Animais com a Mediação de Cães: Práticas, Pesquisas e Afetos.

Durante o período de isolamento social devido a pandemia do Covid-19, o projeto foi desenvolvido de forma on-line e, junto disso, surgiu a necessidade de criação de uma página para divulgação científica na rede social “Instagram”, que passou a integrar parte da extensão. A conta, que utiliza do nome @cinoterapiaufsc , tem como objetivo a divulgação do trabalho desenvolvido e disseminação de conhecimento para além da comunidade acadêmica e do Colégio de Aplicação, também é espaço para responder dúvidas da comunidade, com a realização de quadros semanais de perguntas, enquetes e a valorização das atividades desenvolvidas pelos estudantes participantes, bem como gerar o interesse para novos participantes. estão a conhecer mais o nosso projeto!

Para mais informações:

https://www.instagram.com/cinoterapiaufsc/