Exposição “Documentos íntimos”

16/09/2020 18:56

O Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC lança neste mês de setembro a exposição virtual “Documentos Íntimos” de Marília de Borba.

A artista, neste período de pandemia, revisita a pesquisa apresentada em exposição no MASC no ano de 2000, a qual consta apresentação de uma CARTA, um TEXTO e um ARQUIVO, compondo um diálogo com a linguagem do corpo. Seu fundamento para esta pesquisa baseia-se nos movimentos do concretismo e neoconcretismo de Lygia Clark e Hélio Oiticica, que reduzem a pintura abstrata à desmaterialização, esgotando possibilidades representativas do plano, colocando a obra contra o mercado e valorizando seu conceito.

 

É a terceira exposição individual que Marília de Borba realiza no Espaço Estético CA UFSC. Sua primeira exposição “Organismo do Sopro”, foi realizada no ano de 2000. Em 2010, expõe “Ranhuras do Branco” e, exatamente dez anos após, apresenta-nos “Documentos Intimos”. Marília é artista visual e arte-educadora, tendo sido professora do Colégio de Aplicação e coordenadora do Espaço Estético por dois anos. Natural de Itajaí/SC, a artista já participou de várias exposições, entre elas: Panorama Catarinense do Volume,1990; Salão Passaporte da Arte Catarinense para Washington FURB, 1991; Salão Victor Meirelles, Florianópolis, 1994/95 e 1999, sendo selecionada em 95; 53º Salão Paranaense, Curitiba/PR, 1996; Geração Atual 2 – Panorama Contemporâneo das Artes Visuais em Santa Catarina, MASC, itinerante pelo interior do Estado, 2003/04, incluindo várias exposições individuais, dentre elas a Galeria de Arte da UFSC em 1996.

 

A mostra exposta em formato digital no site do Espaço Estético CA UFSC estará aberta para visitações a partir do dia 17 de setembro de 2020.

 

O QUE? Exposição virtual “Documentos Íntimos” de Marília de Borba

QUANDO? A partir de 17 de setembro de 2020

ONDE? Site do Espaço Estético CA-UFSC:

https://espacoesteticoca.wixsite.com/espaco-estetico