Colégio de Aplicação promove reunião com famílias para apresentar medidas e discutir retorno presencial

06/07/2021 14:25

O Colégio de Aplicação (CA) da UFSC promoveu uma reunião on-line com as famílias nesta terça-feira, 29 de junho, para apresentar e esclarecer informações sobre o Plano de Contingenciamento do Colégio, e indicar quais condições precisam existir para que haja um retorno futuro das aulas presenciais.

O encontro teve duração de cerca de 1h30 e contou com a presença do chefe de Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes, do diretor do Centro de Ciências da Educação (CED), Antonio Alberto Brunetta, do diretor Geral do Colégio, Edson Souza de Azevedo e da diretora de Ensino do CA, Marina Guazzelli Soligo.

>> Assista à reunião na íntegra

Durante a reunião as famílias puderam acompanhar, pelo YouTube, as explanações das autoridades e fazer perguntas por meio do chat. O diretor Geral do CA, Edson Azevedo iniciou as apresentações, e abordou assuntos como as demandas atuais do Colégio, importantes para o planejamento de retorno presencial, além de detalhar quais são as condições para que a UFSC saia da Fase 1 da pandemia de Covid-19, etapa em que não são autorizadas as atividades presenciais, a não ser alguns casos especificados no Guia de Biossegurança.

Edson lembrou os participantes que há uma Portaria do reitor que suspende as atividades presenciais até 2 de outubro, e que a vacinação dos trabalhadores só estará completa após a aplicação da segunda dose e do prazo de imunização, o que deverá acontecer em meados de setembro. Salientou que agora é o momento de planejar, preparar e organizar o retorno presencial quando for possível haver o retorno seguro.

Planejamento inclui demandas externas

A direção abordou as finanças do CA, e enumerou ações que planeja realizar para que seja possível, quando a Universidade estipular, o retorno das aulas presenciais. A primeira demanda é o apoio técnico da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC, que irá avaliar o Plano de Contingência e as ações para assegurar a segurança sanitária da comunidade escolar.

Dentre as necessidades de investimento inicial, a direção citou EPIs, reparos e manutenção predial, 60 bolsas de estágio não-obrigatório para atendimento de estudantes, sendo 30 delas para assegurar a acessibilidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Outros itens dependem da disponibilidade de outros setores da UFSC e da cidade, como o acesso ao Restaurante Universitário, Biblioteca Universitária e quadras e ginásios do Centro de Desportos, além das linhas de transporte público e escolar.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência para Retorno das Atividades Presenciais (Placon) do Colégio foi elaborado por uma comissão, que envolve famílias e servidores. O documento tem mais de 160 páginas, e tramita agora para aprovação do Colegiado do CA e do Centro de Ciências da Educação (CED), para então ser submetido à Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico.

“O Placon é um documento cuidadosamente elaborado para que até 2 de outubro nós tenhamos o planejamento para o retorno presencial, primeiro na modalidade semipresencial, conforme a Fase 2 preconiza. Da forma mais segura e adequada à nossa realidade possível ou, caso a situação epidemiológica nos permitir o retorno antes desta data, nós estaremos com o Plano elaborado e o planejamento realizado. Destacamos que se trata de um plano de contingência, pois pode ou não acontecer, e quando ele vai acontecer é incerto, uma vez que indicar o retorno presencial cabe exclusivamente aos indicadores epidemiológicos para a segurança de todos e todas”, disse o diretor geral.

Após a abertura das interações via chat, o diretor, auxiliado pelas demais autoridades, respondeu perguntas sobre prazos, próximas etapas, e sobre as recentes reivindicações pelo retorno das aulas. A direção ressaltou que não há ainda data definida de retorno, e que a realidade do Colégio de Aplicação difere-se das escolas municipais e estaduais que já retomaram o ensino presencial em Santa Catarina. “Somos um local de formação de professores, vinculados a uma universidade federal, não somos vinculados ao município ou ao Estado”, ressaltou.

O diretor do CED, Antonio Alberto Brunetta, agradeceu o apoio das famílias, as críticas e os questionamentos enviados pelo chat, “porque elas nos ajudam a pensar novos horizontes. Sou professor há mais de 25 anos e me sensibilizo com as dificuldades dos alunos, sejam elas afetivas, sejam elas intelectuais. Fico muito sensibilizado e tenho a responsabilidade de dizer que os alunos não estão desassistidos. Eles estão bastante amparados, seja no momento síncrono das aulas, nas atividades de recuperação dos estudos, pelo grupo de Educação Especial, gostaria de lembrar da competência do corpo docente e técnico administrativo deste Colégio”.

O chefe de Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes, encerrou a reunião lembrando os presentes da necessidade de manter-se firmes no combate à pandemia. “O que estamos vivendo é fruto de uma situação de absoluta anormalidade sanitária. E não temos um plano nacional efetivo para combater essa pandemia. As universidades federais tiveram que buscar, elas próprias, as suas soluções. Estamos numa instituição que oferece a educação como a sua essência. Aprender é da nossa natureza e ensinar também. O que estamos a fazer aqui é aprender com a pandemia, com todos os desgastes que ela traz para nós. Estamos todos exaustos da pandemia, mas ela não pode nos levar ao desânimo, à incapacidade de enfrentá-la com sabedoria, paciência, cautela que tem nos conduzido até aqui, e sobretudo com a ciência – disso, nós não abriremos mão”.

Comissões 

O CA nomeou, como medida para organizar o retorno primeiramente por meio do ensino híbrido (semipresencial), quatro comissões de trabalho para propor as ações para a execução desse modelo de ensino, tendo como base o Placon. A ideia é que as comissões possam trabalhar para que, quando chegar o momento dessa retomada, os profissionais, alunos e familiares estejam preparados. As comissões dividem-se em: Comissão de Ensino Fase 2 – Anos Iniciais; Comissão de Ensino Fase 2 – Anos Finais; Comissão de Ensino Fase 2 – Ensino Médio; e Comissão de Capacitação da Comunidade Escolar para o Ensino – Fase 2.

 

Mais informações:
Assista à reunião na íntegra
Site do Colégio de Aplicação