Administração Central apresenta Guia de Orientações da Pré-fase 2 ao Conselho Universitário

06/09/2021 09:55

Integrantes da Administração Central da UFSC apresentaram ao Conselho Universitário (CUn), na sessão realizada no dia 31 de agosto, um Guia de Orientações para a chamada Pré-fase 2 da pandemia, momento em que a Universidade vai iniciar a preparação para um retorno gradual das atividades presenciais. O guia foi elaborado com o objetivo de apoiar os gestores nesta tarefa e também “orientar a comunidade universitária sobre um conjunto de condutas que precisarão ser adotadas por todos para a manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável no contexto da pandemia da Covid-19”.

>> Acesse aqui o Guia de Orientações (PDF)

Na apresentação, o documento traz um histórico de todas as ações e medidas adotadas pela UFSC desde março de 2020 para enfrentamento à pandemia, com adaptação das rotinas administrativas e das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Desde junho, a Administração Central da UFSC vem discutindo o planejamento da Pré-Fase 2. Após a nomeação da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, a UFSC nomeou um Grupo de Trabalho para elaborar proposta de preparo para o início da Fase 2. Posteriormente, em 20 de agosto, foi designado um novo Grupo de Trabalho para tratar das questões materiais envolvidas na Pré-fase 2 (compras, manutenções, instalações).

Retomada gradual

O primeiro relatório do Grupo de Trabalho responsável por elaborar a proposta traz os atos normativos para “autorizar a retomada, de modo gradual e em horário integral, a partir de 20 de setembro de 2021, das atividades presenciais em todas as unidades administrativas e acadêmicas da UFSC”, aí incluídos o Hospital Universitário, o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). A retomada teria o caráter de preparação dos ambientes e identificação das necessidades de ajustes nas rotinas e procedimentos.

Em consequência, a Reitoria emitiu as Portarias Normativas 405, para as unidades acadêmicas e administrativas em geral, e 406, específica para o Colégio de Aplicação e NDI – esta última após parecer da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico sobre os Planos de Contingência elaborados pelas duas unidades. O parecer sobre a proposta de retomada das atividades de ensino semipresencial no CA e no NDI estabeleceu os parâmetros para a adoção dos procedimentos contidos no Guia da Pré-Fase 2.

>> Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil iniciam preparação para ensino semipresencial

Painel Ativo de Dados Epidemiológicos (Foto: Reprodução de tela)

Outra proposta da comissão foi a criação de um Painel Ativo de Dados Epidemiológicos, com atualização diária, para publicizar informações como indicadores epidemiológicos (número de casos, transmissibilidade, internações, óbitos) da pandemia, cobertura vacinal dos servidores da UFSC e os Planos de Atividade de cada unidade, na Pré-fase 2. Os planos de atividades serão elaborados pelos gestores e trarão dados como número de servidores com acesso presencial, localização dos espaços físicos e respectivos percentuais de ocupação.

A sugestão de constituição de uma Força-Tarefa com membros das unidades administrativas relacionadas às atividades de administração, obras e manutenção, planejamento e orçamento, segurança institucional – com a finalidade de executar ações emergenciais de infraestrutura e se encarregar dos contratos e compras necessárias – deu origem ao Grupo de Trabalho da portaria nº 1294/2021/GR, de 20 de agosto de 2021.

A comissão também propôs a implantação de uma política de testagem no âmbito da UFSC, de modo a executar ações de acordo com as recomendações da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico. Essa testagem será feita na própria Universidade pelo método de RT-PCR, o que garantirá maior rapidez nos resultados, possibilitando assim a adoção de medidas como isolamento e rastreio de contatos dos infectados.

>> Veja o detalhamento das ações e procedimentos na Pré-fase 2 e Fase 2

Compras e manutenção

O Guia apresentado aos conselheiros traz orientações sobre os procedimentos para a realização de empenhos, compras e obras de manutenção. Em relação às máscaras de proteção facial, do tipo PFF2, a aquisição inicial será realizada em empenho único da Administração Central. Segundo informações do secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC, Fernando Richartz, a UFSC já iniciou processos de licitação para compra de 30 mil máscaras PFF2.

Posteriormente as máscaras serão distribuídas às Unidades e setores de acordo com o número de trabalhadores em trabalho presencial indicado no Plano de Atividades. Alguns materiais poderão ser solicitados ao Almoxarifado e outros itens como álcool em gel e borrifadores, poderão ser empenhados pelos próprios setores.

Para viabilizar o planejamento e as ações por parte das unidades, a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) irá liberar de forma antecipada todos os duodécimos referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. A Seplan também receberá solicitações de remanejamento de saldos de rubricas, caso necessário.

Durante a reunião, alguns conselheiros apresentaram questionamentos e dúvidas sobre o funcionamento na prática do trabalho presencial na Pré-fase 2; as regras e exigências para os visitantes e transeuntes; a fiscalização das medidas propostas; a alimentação do Painel Ativo; o procedimento em relação a servidores que não se vacinarem, entre outras. Em razão disso, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar se comprometeu a marcar uma nova reunião do Conselho Universitário para continuar o diálogo, os esclarecimentos e o debate sobre a retomada das atividades presenciais na UFSC.

Assista à sessão do Conselho Universitário:

Saiba mais em A vida universitária em três fases

Leia aqui todas as notícias sobre a Pré-Fase 2.

Observação: Notícia copiada na íntegra através da página “notícias UFSC”.