Nota de esclarecimento da APP sobre o retorno às aulas presenciais

08/06/2021 16:02

[Clique para acessar o documento original]

Sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)

Prezada comunidade do CA,

No dia 05 de junho de 2021, a Direção do CA encaminhou uma Nota à Comunidade Escolar do CA, esclarecendo, por um lado, sobre questões institucionais para decidir o possível retorno às aulas presenciais, por outro lado, sobre a posição pedagógico-política dessa gestão, entendendo que não há elementos de análise que sanitariamente nos permitam cogitar um retorno seguro às aulas presenciais no momento.

A posição da Diretoria da APP acompanha esse raciocínio.

Para justificar essa posição, as/os convidamos a pensar juntos na seguinte situação: no dia 07/06/2021 perdemos a nossa colega Rosana Aparecida da Silva para o Covid-19 (guarda na portaria do colégio). Reflitamos sobre esta lamentável situação, para que o trabalho e a dedicação da Rosana, especialmente durante a pandemia, não passem ao esquecimento.

Se isto aconteceu com ela, uma adulta consciente, responsável, preocupada em manter sua fonte de renda para ganhar o sustento para sua família, se ela seguia os protocolos numa escola vazia, com apenas meia dúzia de colegas, , mesmo assim, ela e sua família não escaparam desta tragédia. Conseguimos imaginar o que pode acontecer com uma escola chéia de crianças e adolescentes, que, por mais bem comportados e bem intencionados, dificilmente seguirão os protocolos? Ainda teremos coragem de querer imaginar uma volta às aulas presenciais, e achar que nada vai acontecer?

Não queremos mais histórias como a da Rosana no nosso CA, nem em lugar nenhum, ponderando que, no nosso CA, nós podemos fazer alguma coisa a esse respeito.

queremos retomar nossas vidas do jeito que eram, queremos que nossas crianças retomem sua vida escolar. Mas, entendemos que agora não é o momento certo ainda. Aulas e conteúdos podem ser repostos posteriormente, já vidas não.

Deixamos aqui nossa lembrança à Rosana e nosso fraterno abraço aos familiares.

Cordialmente,

Diretoria