Moção de Solidariedade ao professor Reinaldo Lindolfo Lohn
O Colegiado Delegado do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina manifesta sua irrestrita solidariedade ao Professor Reinaldo Lindolfo Lohn (FAED/UDESC), diante dos ataques e tentativas de intimidação promovidas por um parlamentar do estado de Santa Catarina, que busca constranger profissionais da educação comprometidos com uma formação crítica, cidadã e democrática.
O Professor Reinaldo Lohn é amplamente reconhecido por sua trajetória acadêmica e intelectual, com destaque para suas contribuições no campo da história da ditadura militar e da história do tempo presente. Com uma carreira pautada pela ética, pelo rigor na pesquisa e pelo compromisso com os direitos humanos, Reinaldo Lohn também atuou como professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde formou gerações de estudantes com base no respeito à diversidade de ideias, na valorização da memória e na defesa da democracia.
Causa profunda preocupação que uma instituição como a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina — que se constitui como a “casa do povo” e símbolo da representação democrática — seja instrumentalizada para práticas que buscam silenciar, expor ou atacar professores e pesquisadores em razão de suas posições acadêmicas ou pedagógicas. Tal postura revela a permanência de ideias autoritárias que marcaram períodos sombrios da nossa história recente.
As instituições republicanas têm a responsabilidade social de proteger a liberdade de cátedra, o pluralismo de ideias e o respeito aos profissionais da educação, constituindo-se como espaço de representação democrática. Opondo-se a posturas que buscam silenciar, expor ou atacar professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras. A valorização do trabalho docente é condição indispensável para qualquer projeto sério de desenvolvimento, baseado na justiça social, na ciência, na cultura e na democracia.
Reafirmamos nosso apoio e solidariedade ao Professor Reinaldo Lohn e conclamamos a sociedade, as instituições de ensino, os movimentos sociais e os demais setores democráticos a se posicionarem em defesa da liberdade de expressão, da autonomia universitária e do direito à educação crítica e transformadora.
Florianópolis, 16 de abril de 2025
Colegiado Delegado do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina