IMPORTANTE: restrições para a comunicação institucional durante o período de defeso eleitoral
Prezada comunidade escolar,
A partir de 2 de julho de 2022, quando começou o período eleitoral no Brasil, os meios de comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assim como de todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país, passaram a seguir diretrizes de divulgação limitadas pela Legislação Eleitoral vigente e orientações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A medida terá efeito até 2 de outubro, podendo o prazo ser estendido até o dia 30 de outubro em caso de segundo turno.
A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC orienta, neste período, que a divulgação institucional seja restrita à veiculação de conteúdos noticiosos nos canais de comunicação digitais ou impressos, observados os limites da informação jornalística, com vistas a dar conhecimento ao público das ações da Universidade, sem menção a circunstâncias eleitorais e nomes de agentes públicos que sejam candidatos a cargo político nas eleições.
No Colégio de Aplicação da UFSC serão tomadas as seguintes medidas:
- Suspensão da página no Facebook;
- Suspensão do canal no Youtube;
- Suspensão da área de comentários no perfil do Instagram;
O CA optou por manter ativo o perfil do colégio no Instagram por entender que é nosso dever manter os vínculos com a comunidade e seus públicos de interesse. A suspensão completa do perfil eliminaria um dos principais meios de divulgação de que a escola dispõe para dar conhecimento público das suas ações.
Consideramos também que, no entendimento que se firmou a partir da legislação e das normativas e orientações da Secom, a manutenção do perfil na rede social Instagram não extrapola a legislação.
Para mais informações, acesse: https://agecom.ufsc.br/eleicoes/