Livro sobre abelhas produzido pelos alunos do 1º Ano A é publicado pela EPAGRI

03/12/2020 10:55

O livro “ABELHAS – um voo com a companhia aérea mais doce do mundo”, escrito pelos alunos do 1º ano A/2018 do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação CA/UFSC, foi publicado pela EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. O livro é resultado de um trabalho pedagógico lúdico na perspectiva de ecoalfabetização, que alia a alfabetização das crianças à conscientização ambiental, realizado pela Professora Mariza Konradt de Campos.

As abelhas atraem a atenção, estimulam a curiosidade das crianças e são uma ótima ferramenta pedagógica. Além de despertarem a curiosidade e a conscientização ambiental, elas são fundamentais para a preservação do meio ambiente,  produção de alimentos e a manutenção dos ecossistemas por meio da polinização. Este livro visa divulgar, de forma simples, alegre e descontraída, a importância das abelhas para a sociedade e o meio ambiente. Fruto de um trabalho realizado na escola usando as abelhas como referência, o projeto tornou-se uma aventura rica em informação e conhecimento estimulando o interesse das crianças pela ciência.

Os cinco mil exemplares produzidos estão sendo distribuídos gratuitamente pela EPAGRI para escolas rurais e extensionistas e técnicos da Epagri que atuam com educação ambiental, apicultura e meliponicultura. Parte dos livros serão doados para a Biblioteca Central da UFSC e do CA e os demais serão distribuídos aos autores, aos parceiros do projeto e a interessados na temática. Além disso, já foram doados exemplares para todas as escolas municipais de Florianópolis, inclusive para outros países.

Conheça a obra e baixe sua versão digital clicando aqui ou na imagem do livro.

Mais informações:

Para saber mais detalhes sobre o trabalho realizado e a publicação do livro clique aqui e veja mais informações na página da EPAGRI.

Para conhecer o “Recanto das Abelhas-sem-ferrão”, montado no quintal do CA, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=_QmMqEEAEsE e veja um vídeo produzido pela TV UFSC, antes da pandemia.

Se quiser conhecer mais sobre o trabalho realizado com as abelhas você pode clicar aqui e ver publicação na página da UFSC.

Quando passar a pandemia, fica o convite para que os interessados visitem o “Recanto das abelhas-sem-ferrão” e conheçam a companhia aérea mais doce do mundo.