Você sabia que dia 28 de maio de 2020 é o Dia Internacional do Brincar?

28/05/2020 13:37

Essa é a data na qual relembramos que o brincar é tão importante para o desenvolvimento da criança e é considerado um direito de todas as crianças, tanto na Convenção sobre os Direitos da Criança (Art. 31), quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 16).

Brincar é uma experiência cultural importante não apenas nos primeiros anos da infância, mas durante todo o percurso de vida de qualquer ser humano.

As crianças aprendem e se motivam a brincar a partir da relação com o outro, ou seja, observando, imitando e aprendendo junto com os adultos e outras crianças. Assim, o brincar também pode ser livre e conduzido pela criança, mas é importante que o adulto organize espaços e tempos para isso.

Durante a brincadeira, a criança explora o ambiente, faz descobertas, desenvolve habilidades, testa diferentes papéis, vivencia diversas experiências. O ato de brincar favorece o desenvolvimento da comunicação e da interação social.

O brincar não exige brinquedos específicos. Por meio do faz-de-conta, da fantasia, objetos do cotidiano assumem novas funções, viram também brinquedos! É uma atividade divertida, prazerosa, imprevisível, em que a criança tem papel ativo.

Nesse período de isolamento social, reserve momentos para o brincar da criança, seja sozinha ou com você.

Abaixo, sugerimos algumas ideias para explorar em casa, respeitadas as possibilidades para esse momento e as características de cada criança:

  • Semana Mundial do Brincar celebrada pelo Instituto Alana em uma programação especial:

https://www.facebook.com/programaespacoalana/

  • Guia de brincadeiras e ações de valorização do brincar do Brasil e da América Latina:

http://aliancapelainfancia.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Guia-de-Brincadeiras-SMB-2020-portugues.pdf

Serviço de Fonoaudiologia

Serviço Pedagógico de Educação Especial

Serviço de Terapia Ocupacional

Referências:

BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

BRASIL. Decreto N° 99.710, de 21 de novembro de 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança.

CUNHA, N. H. S. As diferentes formas de brincar. In: CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Aquariana, 2007. p. 21-31.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

REZENDE, M. O brincar sob a perspectiva da Terapia Ocupacional. In: Drummond A. F.; Rezende, M. B. Intervenções da terapia ocupacional. Belo Horizonte: Ed. UFMG; 2008. p.25-44.