Você sabia que dia 28 de maio de 2020 é o Dia Internacional do Brincar?
Essa é a data na qual relembramos que o brincar é tão importante para o desenvolvimento da criança e é considerado um direito de todas as crianças, tanto na Convenção sobre os Direitos da Criança (Art. 31), quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 16).
Brincar é uma experiência cultural importante não apenas nos primeiros anos da infância, mas durante todo o percurso de vida de qualquer ser humano.
As crianças aprendem e se motivam a brincar a partir da relação com o outro, ou seja, observando, imitando e aprendendo junto com os adultos e outras crianças. Assim, o brincar também pode ser livre e conduzido pela criança, mas é importante que o adulto organize espaços e tempos para isso.
Durante a brincadeira, a criança explora o ambiente, faz descobertas, desenvolve habilidades, testa diferentes papéis, vivencia diversas experiências. O ato de brincar favorece o desenvolvimento da comunicação e da interação social.
O brincar não exige brinquedos específicos. Por meio do faz-de-conta, da fantasia, objetos do cotidiano assumem novas funções, viram também brinquedos! É uma atividade divertida, prazerosa, imprevisível, em que a criança tem papel ativo.
Nesse período de isolamento social, reserve momentos para o brincar da criança, seja sozinha ou com você.
Abaixo, sugerimos algumas ideias para explorar em casa, respeitadas as possibilidades para esse momento e as características de cada criança:
- Semana Mundial do Brincar celebrada pelo Instituto Alana em uma programação especial:
https://www.facebook.com/programaespacoalana/
- Guia de brincadeiras e ações de valorização do brincar do Brasil e da América Latina:
- Incluir brincando: guia do brincar inclusivo. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/8141/file
- Sugestões de 25 brincadeiras com crianças em idade escolar. https://www.revistabula.com/30051-25-brincadeiras-para-as-criancas/
Serviço de Fonoaudiologia
Serviço Pedagógico de Educação Especial
Serviço de Terapia Ocupacional
Referências:
BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
BRASIL. Decreto N° 99.710, de 21 de novembro de 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança.
CUNHA, N. H. S. As diferentes formas de brincar. In: CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Aquariana, 2007. p. 21-31.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
REZENDE, M. O brincar sob a perspectiva da Terapia Ocupacional. In: Drummond A. F.; Rezende, M. B. Intervenções da terapia ocupacional. Belo Horizonte: Ed. UFMG; 2008. p.25-44.