PROJETO PROPOSTA DE ATIVIDADES MEDIADAS POR ANIMAIS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO A PARTIR DA CINOTERAPIA COMPLETA 4 ANOS

30/10/2019 19:56

O projeto de pesquisa e extensão “Proposta de atividades mediadas por animais no colégio de Aplicação a partir da Cinoterapia”, teve início em 2015 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – CA/UFSC-. Desde então, vem desenvolvendo atividades mediadas por cães, para minimizar as dificuldades de estudantes que apresentem alterações de linguagem verbal e/ou déficit de aprendizagem.

Atualmente compõem a equipe executora: três professoras, duas estudantes do Curso de Fonoaudiologia da UFSC e dois condutores com seus cães. De 2015 a 2017 atendeu em torno de dez estudantes e em 2018 e 2019 ampliou seu público para vinte estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do CA/UFSC, além disso, atende 20 estudantes semanalmente. Desde a sua fundação, em torno de 130 estudantes foram indicados pelos professores para participarem do projeto e aproximadamente 80 destes foram avaliados pela equipe, sendo dadas devolutivas dos resultados destas avaliações às famílias e aos professores.

A presença do cão durante as atividades mobiliza a atenção, memória e autocontrole dos estudantes, por meio dos comandos dados e as respostas apresentadas por ele. Desta forma, a significação dos conhecimentos é motivada na interação, uma vez que os estudantes se colocam como agentes do seu processo de aprendizagem. Os principais benefícios para os estudantes participantes referem-se tanto a promoção de aprendizagens e o aperfeiçoamento da fala, da leitura e da escrita, quanto o aumento na qualidade das interações e autoestima, da atenção e da memória.

Neste ano foi produzida uma matéria exibida na TV UFSC, abordando os benefícios da Cinoterapia para o grupo de estudantes participantes do projeto. Segue o link para acesso: Clique aqui