Projeto PASCH

O Projeto de Extensão Colégio de Aplicação e PASCH: ultrapassando fronteiras ­– está sendo realizado desde o ano de 2008, quando foi assinado um Acordo de Cooperação entre a UFSC e o Instituto Goethe. No âmbito da Iniciativa “Escolas: Parceiras do Futuro” (PASCH), o Instituto Goethe conecta uma rede de abrangência mundial de mais de 1.800 escolas PASCH com uma conexão especial com a Alemanha. 

A cooperação entre as escolas visa à consolidação do ensino de alemão como língua estrangeira no currículo escolar.

O Colégio de Aplicação da UFSC – Florianópolis faz parte das escolas de destaque incentivadas pelo programa mundial para a criação e incentivo do ensino de alemão.

O objetivo desse programa é despertar, em pessoas jovens, o interesse pela língua alemã, pela Alemanha moderna e por sua sociedade. A iniciativa PASCH além de promover o ensino de alemão nas escolas, oferece encontros interculturais e o desenvolvimento de uma comunidade escolar de aprendizado internacional.

A sala de Alemão no Colégio de Aplicação da UFSC possui assim uma infra-estrutura moderna com equipamentos eletrônicos como computadores, 1 lousa digital, TV e ar-condicionado, além de uma minibiblioteca com títulos variados, os quais podem ser retirados pelos alunos. Nossos alunos também recebem gratuitamente todo o material didático utilizado em sala de aula, e aqueles com melhor desempenho recebem uma bolsa de estudo para cursos na Alemanha com tudo pago: moradia, alimentação e transporte.

O interesse e o entusiasmo dos jovens pela Alemanha de hoje favorece a integração destes dois países em nível cultural, criando laços afetivos e duradouros, fortalecendo a cooperação, troca de ideias e experiências.

Responsável: Profª Cássia Sigle

Contato: