Lançamento do livro ” Relógio medicinal do corpo humano”

13/12/2018 13:32

Lançamento do livro ” Relógio medicinal do corpo humano”

Uma produção dos alunos do 1º ano A/2017, do Ensino Fundamental do CA/UFSC, com a colaboração especial de alunos do 2º ano que participam de forma extracurricular do Projeto Cheiro Verde no Quintal da Escola.

O livro é resultado do trabalho pedagógico envolvendo pesquisa sobre plantas medicinais realizado pelas crianças, sob a orientação da professora Mariza Konradt de Campos, em parceria com o professor Alésio dos Passos Santos, ambientalista, colecionador e cultivador de plantas medicinais e conhecido como o “Mago das plantas medicinais”.

A partir de estudos sobre chás e sobre o relógio medicinal do corpo humano, foram desenvolvidas diversas atividades. As crianças realizaram pesquisas sobre as plantas medicinais, sua identificação e utilização segura, plantio e reprodução de mudas, degustação de chás, explorando também os órgãos do corpo humano e respectivas funções.

Desvendaram ainda que a medicina tradicional chinesa relaciona o uso das ervas medicinais ao conceito de relógio cósmico. Nessa concepção, os diferentes órgãos e sistemas do organismo humano funcionam em horários definidos.

Para finalizar os trabalhos, na horta foi construído um canteiro medicinal em forma de relógio. Lá estão sendo cultivadas plantas medicinais que beneficiam os diferentes órgãos do corpo humano de acordo com a medicina tradicional chinesa. As plantas foram divididas dentro do relógio de acordo com a hora onde a energia vital do órgão no qual elas têm atuação está, segundo a medicina tradicional chinesa, no auge de sua ação.

Para compartilhar os resultados de todo esse trabalho, as crianças e a professora convidam a todos para o lançamento do livro “Relógio Medicinal do Corpo Humano”, publicado em parceria com a Biblioteca Universitária da UFSC. O evento acontecerá no Auditório do Colégio de Aplicação, no dia 14 de dezembro, às 18h.

Confira AQUI o convite animado: