Reitor visita Projeto Cheiro Verde no CA e abre colheita da safra da primavera

19/11/2018 10:22

A convite das crianças participantes do Projeto Cheiro Verde no Quintal da Escola, do Colégio de Aplicação, nosso Reitor Prof Ubaldo e sua assessora Katia, fizeram a colheita dos primeiros pés de alfaces desta safra.

Os convidados puderam experienciar um momento que já é vivenciado cotidianamente pelas crianças participantes do Projeto, que semeiam, plantam, cuidam e colhem produtos da horta e os saboreiam com receitas preparadas por elas ou pelas merendeiras do colégio.

Depois da colheita, nossos convidados fizeram um tour pelo quintal da escola, observando o trabalho desenvolvido com base nas concepções de agricultura sintrópica, plantio consorciado e agrofloresta, que envolvem atividades com hortaliças, plantas medicinais, flores e árvores frutíferas. Produtos esses que são cultivados de forma natural, isto é, sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos solúveis.

O Projeto preconiza um trabalho multi e transdisciplinar sobre questões ambientais, abordando a importância de modelos sustentáveis de plantio, alimentação saudável e proteção da natureza junto a estudantes da educação básica e demais interessados da comunidade universitária e sociedade em geral.

O contato com a natureza sempre nos revigora, e contar com presença de nosso Reitor para participar da colheita juntamente com os pequeninos de nossa Universidade fez com que se sentissem valorizados pelos trabalhos que desenvolvem em nosso quintal e incentivados a continuar construindo um mundo melhor. Momento esse que com certeza ficará guardado em suas memórias.

Confira algumas fotos do evento: