CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA DOCENTES: QUALIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR 

13/07/2018 15:10
Turma 1: 06/08/2018 a 20/08/2018
Turma 1: Das 8h00min às 12h00min
Turma 1: O curso será realizado nos dias 6, 8, 13, 15 e 20 de agosto de 2018, segundas e quartas-feiras pela manhã.
Turma 1: 26/06/2018 a 26/07/2018
Turma 1: Ricardo Heberle, Juliana Silva dos Santos Martins, Fernanda Albertina Garcia, Aline Olin Goulart Darde, Luana Zimmer Sarzi, Daieli Althaus, Renata Gomes Camargo, Nedi Von Fruauff Abreu, Maria Cristina de Souza Santos, Josiane Eugênio, Eloisa Barcellos de Lima, Ciriane Jane Casagrande da Silva, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado, Simone de Mamann Ferreira, Meire Mendes Ouriques
– Propiciar a atualização dos docentes para atuar dentro de uma prática pedagógica inclusiva, na Educação Básica e no Ensino Superior da UFSC;

– Oportunizar aos docentes, noções básicas sobre algumas questões conceituais/atitudinais de estudantes com deficiência física, sensorial, intelectual, Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos do Espectro Autista (TEA);

– Promover um espaço de diálogo sobre as diferentes experiências dos docentes e como qualificá-las, frente aos desafios da inclusão e seus desdobramentos na Educação Básica e Ensino Superior;

Os desafios da inclusão e seus desdobramentos na Educação Básica e Ensino Superior;

Políticas publicas inclusivas e Acessibilidade na UFSC;

Educação Bilíngue no contexto inclusivo;

Libras no contexto da inclusão;

Deficiência Física e Paralisia Cerebral;

Deficiência Visual;

Deficiência Intelectual;

Singularidades e aprendizagens: Autismos;

Altas Habilidades/ Superdotação

Turma 1: 30
Docentes da UFSC do Ensino Superior e da Educação Básica
20
– Aulas presenciais dialogadas e participativas; – Utilização de recursos didáticos diversos, como textos de leitura breve para desencadear discussões em torno das questões básicas do curso; vídeos e debates;
Presencial
Curso da área de Formação Pedagógica
Mini-Auditório Amarelo, Colégio de Aplicação