Projeto “Captando Consciência” desenvolve atividades de Educação Ambiental nos Anos Iniciais

16/05/2018 15:45

A água é considerada um bem natural, sendo assim, um recurso finito e essencial para a manutenção da Vida na Terra e dos ciclos naturais. No entanto, sua má gestão tem gerado desconfortos aos usuários e frequentemente é foco de grandes discussões em nível mundial.

O projeto Captando Consciência: Valorização da Água e dos Saberes, coordenado pela professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, Nádia Bonumá, e realizado com estudantes desse curso, chega ao CA para resgatar conhecimentos populares, através da aplicação de práticas da Educação Ambiental e da elaboração de um sistema de Captação de Água da Chuva, utilizando o conceito de tecnologia social (de baixo custo e fácil execução).

O primeiro contato da escola com o projeto ocorreu no dia 22/03: Dia Mundial da Água. Durante a intervenção, apresentou-se às crianças o Gute, uma gota de água da chuva que será o mascote e protagonista do projeto, o qual apareceu durante o recreio para explicar, questionar e debater a importância do Dia.

Ao longo do ano, o projeto continuará suas atividades com foco interdisciplinar, trazendo para dentro das salas de aula duas vertentes: a primeira com uma apresentação teatral interativa; e a segunda com oficinas/aulas para as crianças sobre os assuntos que envolvem o dimensionamento, envolvendo as turmas com idades de 6 a 10 anos.