Curso de Capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA DOCENTES: QUALIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR

PROFOR – 3ª Edição

Objetivo Geral:

– Propiciar a atualização dos docentes para atuar dentro de uma prática pedagógica inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior da UFSC;

Objetivos específicos:

– Oportunizar aos docentes noções básicas sobre algumas questões conceituais/atitudinais de estudantes com deficiência física, sensorial, intelectual, Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Transtornos funcionais específicos no contexto educacional;

– Promover um espaço de diálogo sobre as diferentes experiências dos docentes e como qualificá-los frente aos desafios da inclusão e seus desdobramentos na Educação Básica e no Ensino Superior;

– Estimular e sugerir a busca de estratégias diferenciadas para a prática pedagógica inclusiva.

Carga horária: 20h

Período: 09/11 até 18/11 ( segundas, terças e quartas-feiras)

Horário:  17h às 19h

Inscrições: https://sgca.sistemas.ufsc.br/publico/programacaoAtual.xhtml

Maiores informações:   ou

Curso de capacitação para a prática pedagógica inclusiva

A inclusão de estudantes com deficiência, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotacão no sistema regular de ensino tornou-se um dos principais objetivos das políticas públicas educacionais no Brasil. Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial passa a integrar a proposta pedagógica nas escolas regulares, visando à permanência e o sucesso das aprendizagens desses estudantes.

Nesse sentido, o curso de extensão: Qualificando a prática pedagógica inclusiva nas escolas” tem como objetivos propiciar a capacitação dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFSC e de outras IES para atuar dentro de uma prática pedagógica inclusiva na Educação Básica.

O Projeto também tem como proposta fazer uma atualização para os docentes da Educação Básica e Ensino Superior da UFSC, ministrando o Curso de atualização para docentes: qualificando a prática pedagógica na Educação Básica e Ensino Superior“, pelo PROFOR.

Proponentes: Disciplina da Educação Especial do Colégio de Aplicação/UFSC

Equipe: