Pré-Fase 2: Administração Central esclarece principais dúvidas por meio de Ofício Circular

18/09/2021 11:47

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar enviou, nesta sexta-feira, 17 de setembro, um Ofício Circular aos gestores da UFSC a respeito do início da Pré-Fase 2. O documento busca reforçar informações a respeito da nova fase e sanar as principais dúvidas.

“O intuito desse documento é informar às equipes, de forma bem clara e simples, que a Pré-Fase 2 que se inicia neste 20 de setembro, é um período de transição. É a preparação para a Fase 2, quando estaremos em modo semipresencial. Por isso, este momento é para que tenhamos poucas pessoas presencialmente na UFSC. Temos uma pandemia em curso, e os números estão diminuindo. Vamos calmamente e gradualmente passar a uma nova etapa de trabalho, e espero que todos sigam com a mesma cautela, com o mesmo respeito às regras”, destaca o reitor.

“O dia 20 não é o dia de todos voltarmos à UFSC”, esclarece o reitor. “É o dia de todos iniciarmos o nosso planejamento de retorno à UFSC quando esse retorno for efetivamente seguro e os setores tenham suas adequações de espaço físico ideais. Isso não acontece da noite para o dia, por isso a necessidade dessa fase de transição”, explica Ubaldo.

>> Acesse aqui o Ofício Circular do reitor sobre a Pré-Fase 2

Caráter Preparatório

O Ofício esclarece que a Pré-Fase 2 é “de natureza preparatória e tem o caráter de transição, no sentido de que as unidades identifiquem aspectos quanto às condições ambientais, de infraestrutura, da condição das pessoas e com relação às atividades que poderão adotar regimes de atividade presencial, híbrida ou, onde for o caso, permanecer na forma remota”. Por isso, determina aos setores a autonomia de organizar suas equipes para que avaliem quem poderá comparecer presencialmente e efetuar as atividades de identificação de demandas, principalmente de infraestrutura.

O documento salienta que durante a Pré-Fase 2 os setores devem concluir e disponibilizar em seus sites o Plano de Trabalho (ver modelo e orientações) e implementar as ações de verificação de condições ambientais nos espaços físicos. Também deverão observar o recebimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os insumos, e a Política de Testagem que deverá ser implementada em breve. Com segurança, após essas alterações, cada setor poderá implementar seu Plano de Trabalho ou mesmo ampliar a presença de pessoas nos espaços.

Os Planos de Trabalho, conforme detalha o Ofício, “deverão ser elaborados observadas as informações do Guia de Orientações para a Pré-Fase 2, podendo incluir escalas, revezamentos e alternância, conforme as condições dos ambientes, das pessoas e das atividades”.

A oferta de atividades regulares de ensino presencial continuará suspensa durante a Pré-Fase 2, tanto na Graduação como na Pós-Graduação.

Haverá, ainda, a disponibilização do Painel Ativo de Dados Epidemiológicos, que começará a ser utilizado na segunda-feira, dia 20. O Ofício explica que “haverá a possibilidade de acompanhamento diário quanto aos indicadores epidemiológicos e dados quanto à imunização da Comunidade Universitária nos cinco campi da instituição. Quaisquer alterações nos indicadores irão suscitar a publicação de novas e atualizadas orientações”.

Fase 2

O início da fase seguinte, a Fase 2, está condicionado a atos normativos, conforme escreve o reitor. “Após a disponibilização dos planos de trabalho, serão publicados atos normativos apontando que datas e em quais unidades poderá ser iniciada a Fase 2, sendo editados, posteriormente, quantos atos normativos sejam necessários para informar novas situações”.

Obrigatoriedade da vacina

O documento esclarece que até o momento “Não há definição legal quanto à obrigatoriedade de vacina para servidores públicos federais”. O questionamento é recorrente, porém as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) aguardam orientações dos Ministérios da Educação e da Economia.

Saiba mais em A vida universitária em três fases
Leia aqui todas as notícias sobre a Pré-Fase 2