7o Seminário Nós Propomos Colégio de Aplicação UFSC

26/11/2020 23:15
Data: 01/12/2020, das 14h às 16h
Acesso: Canal do YouTube do Colégio de Aplicação: https://youtu.be/mgiSMa19oJA

ResumoO Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica é desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina com as turmas de 1o Ano do Ensino Médio. Seus objetivos incluem: desenvolver a capacidade de análise da realidade socioambiental da cidade, considerando seu contexto, agentes e processo histórico; refletir sobre as ações públicas e privadas na formação e organização da cidade; identificar modelos de ocupação e suas consequências socioespaciais; e desenvolver a capacidade de propor intervenções/soluções para questões urbanas, a partir do estudo e da reflexão sobre a realidade. Para atingir esses objetivos, os grupos de trabalho de estudantes são orientados a desenvolver estudos sobre os bairros da Grande Florianópolis, através da metodologia de iniciação à pesquisa científica, de estudo do meio, de realização de entrevistas com representantes públicos e da sociedade civil e de aplicação de questionários com moradores, levantando problemas e potencialidades dos bairros estudados para, então, elaborar propostas de soluções para as principais questões urbanas detectadas em suas pesquisas.