Uma ponte sobre o Brasil

O projeto Uma ponte sobre o Brasil desenvolve literatura infantil sobre os temas bioma Mata Atlântica e bioma Amazônia, realizando abordagens através destas histórias sobre seus recursos biológicos e farmacológicos, como mote para ressaltar a importância da preservação de sua ecologia.

A proposta de se fazer uma ponte sobre o Brasil através dos alunos de escolas de Santa Catarina com escolas do Amazonas almeja produzir um material que possa ser absorvido pelas diferentes comunidades sobre esses dois biomas. Pretende-se com isso compartilhar a percepção de conceitos como biodiversidade, cultura das comunidades e patrimônio imaterial, entre os alunos daqui e de lá.

O material que dá suporte ao projeto é apresentado às crianças e professores com a proposta de corresponsabilização na produção final desta literatura. Ou seja, alunos são estimulados a observarem e criticarem, tornando-se parceiros na produção conhecimento.

O Colégio de Aplicação da UFSC tem sido um parceiro fundamental desde 2015, para a viabilização deste projeto de extensão, que conta com a coordenação geral e científica do professor Carlos Rogério Tonussi, do departamento de farmacologia, CCB. Esse projeto pode ser acompanhado pela página www.bicho-pau.org.

bp farm