Resolução de problemas: Um caminho para a aprendizagem e a criatividade matemática

COORDENADOR (A): Silvana Leonora Lehmkuhl Teres

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ÁREA TEMÁTICA PRINCIPAL: Educação – Aprendizagem da Matemática

PÚBLICO-ALVO: Estudantes do 6º ao 9º ano do EF que buscam ampliar a criatividade matemática e aprimorar conhecimentos matemáticos

A aprendizagem da Matemática tem sentido quando concebe “metodologias que enfatizam a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade de enfrentar desafios.

Este projeto visa a  aprendizagem dos conteúdos matemáticos em horário não formal de aulas, com foco no desenvolvimento da autonomia  e da  criatividade matemática dos participantes,  estudantes do Ensino Fundamental II, da Educação Básica.

Pretendemos, por meio da aplicação da metodologia da RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS na perspectiva  da investigação matemática, aumentar o interesse para aprendizagem da  Matemática e contribuir para a mudança de concepção em relação à capacidade de aprender matemática  entre os participantes, de modo direto,  e das pessoas que indiretamente , se envolvem com as ações do projeto.

AVALIAÇÃO

Pelos indicadores de desempenho dos participantes na 1ª e 2ª Fase da OBEMEP e OBM em 2017 e 2018; pela  avaliação dos participantes em relação ao próprio desenvolvimento em relação à aprendizagem e criatividade matemática; e pela avaliação das famílias em relação à motivação dos estudantes participantes em aprender os saberes relativos à Matemática

NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS: Aproximadamente 14 participantes por semestre