UFSC » Colégio de Aplicação
Ensino Fundamental e Ensino Médio

Nota à comunidade escolar sobre os acontecimentos de 2 de julho
Publicado em 02/07/2015 às 23:18

Ao final do dia letivo de 2 de julho, ocorreu uma ocupação das rampas de acesso às salas de aula do Bloco B do Colégio de Aplicação, como ato de reivindicação dos estudantes em greve.

A reunião entre docentes e técnico-administrativos que estava convocada e em que se discutiria o funcionamento das atividades do contraturno foi suspensa logo em seu início. Informamos que houve negociação em torno das pautas do movimento entre representantes dos estudantes e um conjunto dos professores, encaminhando propostas coletivas para as reivindicações da pauta local do movimento estudantil desta unidade (garantias de diálogo e não-retaliação aos grevistas e condições de permanência no contraturno em virtude do fechamento do Restaurante Universitário). Ao final desse encontro, às 22:30, todos os estudantes e professores se retiraram das dependências do Colégio.

Amanhã, dia 3 de julho, não haverá suspensão das atividades do CA. A comunidade escolar buscará conjuntamente a construção de encaminhamentos para a solução dos problemas apontados, primando por um clima de respeito mútuo e de diálogo.

Florianópolis, 2 de julho de 2015.

 

Josalba Ramalho Vieira

Diretora Geral do Colégio de Aplicação

DEFESA DO MEMORIAL DE ATIVIDADES ACADÊMICAS (MAA) da Profa. Dra. Celina Maria Ramos Arruda Macedo
Publicado em 02/07/2015 às 14:06

Como parte do processo de promoção à classe de Titular de Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, convidamos para a Defesa do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA) da Profa. Dra. Celina Maria Ramos Arruda Macedo (Francês), conforme estabelecido pela Resolução Normativa 043/CUn/2014.

Data: 3 de julho de 2015

Horário: 14h

Local: Laboratório de Matemática do Colégio de Aplicação (Térreo, Bloco C)

 

Esclarecimentos sobre os acontecimentos dos últimos dias no CA
Publicado em 01/07/2015 às 16:01

Inicialmente gostaríamos de ter já emitido uma nota sobre os acontecimentos da segunda-feira desde o dia de ontem para publicação na página do CA, mas devido a problemas de acesso, que só foram resolvidos hoje no final da manhã pela SETIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação/UFSC), só agora isso foi possível. Por essa lacuna, nos desculpamos.

Comunicamos que a Direção do CA recebeu um documento (às 13:15 min de 29 de junho de 2015) das mãos de aluna/os, que assinam Estudantes Secundaristas do Colégio de Aplicação. O documento era um “comunicado oficial de adesão à greve estudantil” e trazia as pautas discutidas na Assembleia Estudantil ocorrida no mesmo dia e afirmava que “foi decidido que (…) a greve legal dos estudantes será oficializada e legítima a partir de 48 horas após a entrega deste documento à direção.

Gostaríamos de esclarecer a comunidade que, preocupada com o fechamento do Restaurante Universitário (RU) após deflagração de greve pelos TAEs, e sabendo que há estudantes que dependem do RU para se alimentarem antes das atividades do contraturno, convoquei Reunião Geral para debater esse e outros problemas no dia 17 de junho. Já naquele momento anunciei que estava em tratativas para achar soluções para as questões levantadas. Nas últimas duas semanas, a Direção do CA, o Serviço Social do CA e o Setor de Nutrição do CA, tentamos junto à Reitoria, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Direção do RU uma alternativa para alimentação na hora do almoço. Primeiro é importante informar que, dessa vez, não havia a possibilidade, para nenhum aluno da UFSC, de transporte pago pela Reitoria para o RU, que fica no prédio da Agronomia no bairro do Itacorubi (isso aconteceu em fevereiro); segundo, é importante esclarecer que a Reitoria não tinha acordo de repasse de verbas para o Restaurante dos Servidores, como aconteceu em outra ocasião, por isso passamos a trabalhar uma terceira alternativa: sondamos a possibilidade de fazer almoço na cantina do CA. Houve empenho da parte da gestão central em chegar a uma solução para o impasse e da nossa parte houve levantamento de dados para sabermos quantas refeições seriam necessárias. No entanto, na manhã do dia 30 de junho (terça), após uma avaliação detalhada das condições técnicas (termo aditivo de contrato e tamanho da cozinha, por exemplo) e do quantitativo de refeições (número perto de 500 refeições/dia), além de discussão sobre todas as implicações que essa alternativa trazia, foi visto ser impossível esse encaminhamento. Em decorrência disso, na próxima quinta-feira, dia 02/07, estou convocando nova reunião de docentes para tratar das atividades do contraturno. Após essa reunião, comunicaremos a todos sobre os encaminhamentos a serem tomados.
Continue a leitura »

Alunos do Aplicação têm filme selecionado para o FAM
Publicado em 15/06/2015 às 13:35

DSC09209A animação “TAMU E SEUS AMIGOS: navegue nesta aventura”, feita pelos alunos do 1º ano A do Ensino Fundamental de 2014,foi um dos 39 filmes selecionados, entre 385 trabalhos inscritos, para participar do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul.

São produções de vários países, entre eles, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Equador, Uruguai e Brasil.

Sob a direção de Diego de los Campos e da professora Mariza Konradt de Campos, o filme conta a história do Tamu, uma tartaruga-verde que sobrevive graças a ajuda de pessoas preocupadas em cuidar da natureza e preservar os animais e ao trabalho de instituições como o Projeto Tamar. 
Continue a leitura »

Agradecimentos – Festa das Culturas e das Famílias
Publicado em 15/06/2015 às 11:20

A Comissão de Eventos e a Coordenadoria de Comunicação, Divulgação e Eventos registram aqui a gratidão a cada um e cada uma que, com seus esforços, donativos, trabalho e fundamentalmente, com alegria, disposição e espírito de coletividade, contribuiu com a linda festa que tivemos ontem.

São momentos como esse que avivam nosso espírito de ser-escola, ser-grupo, ser-coletividade. Para além da festividade, necessária e celebrativa para nos avivar nesse dia-a-dia tão cansativo, creio que é um grande espaço de aprendizagem para todos nós. Há momentos que não saem da memória de cada estudante, de cada TAE, de cada professor, de cada família, de cada ex-aluno (e é um dia em que recebemos muitos deles com saudade de casa) em dias como esse. Registramos este ano também o diferencial da participação do pessoal do NeAmb, colocando em prática muito do que discutimos dia-a-dia sobre consciência ambiental na escola.

Que possamos ser cada vez melhores. E que em breve, em reunião geral e presencial, com toda a comunidade escolar convidada, possamos avaliar e apontar o que pode, ainda, ser diferente no próximo ano.

Comunicado às Famílias sobre as aulas de Educação Física
Publicado em 15/04/2015 às 10:51

Florianópolis, 13 de abril de 2015.

Prezadas Famílias,

Atendendo a recomendação do Ministério Público, Ofício 1058/2015-GAB/AAH-PRDC/PR/SC de 23/02/2015, que indica a necessidade de “um profissional responsável por conduzir os alunos entre o Colégio de Aplicação e o local de atividades, Centro de Desportos, para que estes menores não transitem desacompanhados(as) pelo Campus Universitário”, a Direção do Colégio de Aplicação e a Disciplina de Educação Física vêm informar a seguinte deliberação:

A partir do dia 22/04/2015 (4a feira) TODOS(AS) os(as) alunos(as) dos Anos Finais deverão se dirigir, obrigatoriamente, ao CA para o seu posterior deslocamento ao CDS acompanhados(as) por um profissional responsável. No caso do Ensino Médio, a partir de 28/04/2015 (3ª feira) TODOS(AS) os(as) alunos(as) deverão se dirigir, obrigatoriamente, ao CA para o seu posterior deslocamento ao CDS acompanhados(as) por um profissional responsável

Esta forma de organização também vai contribuir para minimizar os desencontros causados por dias de instabilidades climáticas (dias de chuva), uma vez que existe insuficiência de espaços físicos cobertos no CDS. Nestes dias chuvosos, com exceção das aulas de Natação (Ensino Médio), as atividades de Educação Física ocorrerão no CA.  Seguem abaixo os horários das saídas das turmas do CA dos Anos Finais e Ensino Médio em direção ao CDS. Favor verificar o horário de aulas de seu(a) filho(a) na página do CA:

 

Anos Finais                                           Ensino Médio

1º Horário: 07h e 45 min.                       1º Horário: 13h e 40 min.

2º Horário: 08h e 45 min.                       2º Horário: 14h e 40 min.

3º Horário: 09h e 50 min.                       3º Horário: 15h e 40 min.

 

NOTA: em caso de atraso, a família se responsabilizará pelo deslocamento do seu(a) filho(a).

Atenciosamente,

Direção Geral e Coordenação da Educação Física

Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação
Publicado em 07/04/2015 às 19:17

Após longa discussão e sugestões de toda a comunidade escolar, foi aprovada, no final de 2014, a Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação.

Disponibilizamos agora, para a leitura e o conhecimento de todos, o texto em sua versão integral, com agradecimentos especiais à Comissão Responsável pela proposição, sistematização e elaboração dessa proposta:

Clique AQUI para acessar o documento da Proposta.
Continue a leitura »

Horários de atendimento às famílias – 2015
Publicado em 01/04/2015 às 20:31

Todos os professores e professoras do Colégio destinam um horário de seu plano de trabalho para atendimento às famílias dos estudantes. Isso é parte fundamental do processo pedagógico, no qual a família deve tomar parte ativa.

Clique AQUI para acessar a lista de horários de atendimento, organizada por série/turma e por disciplina.

Horários de aulas do turno e contraturno de 2015
Publicado em 04/03/2015 às 14:42

Prezados(as) estudantes e famílias,

Seguem em anexo os horários de aulas do turno e contraturno de 2015. As atividades do contraturno iniciarão em 9/03/2015, segunda-feira.

Lembramos que as disciplinas de Arte (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio), Educação Física (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (7º e 9º ano do Ensino Fundamental) são disciplinas curriculares obrigatórias que acontecerão no contraturno, sendo a aprovação mediante frequência igual ou superior a 75% como também nota igual ou superior a 6,00.

Atenção! Durante o mês de março, as aulas de Educação Física acontecerão nas dependências do Colégio de Aplicação de acordo com o planejamento em anexo.

No caso da disciplina de LIBRAS, o Colégio de Aplicação, buscando atender a Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação (UFSC, 2014) introduziu no ano de 2015 em sua grade curricular a disciplina de LIBRAS, componente obrigatório para as turmas do 1º, 2º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental. Esta ação pedagógica visa instrumentalizar a comunidade escolar quanto ao uso e a difusão de Libras, conforme disposto no Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

As aulas de Recuperação de Estudos são indicadas aos(às) estudantes que possuem dúvidas ou dificuldades em relação ao conteúdo das disciplinas de cada ano e devem ser frequentadas em caso de rendimento escolar abaixo da média.

Edital de Convocação para o ano letivo de 2015
Publicado em 09/01/2015 às 11:12

EDITAL

EDITALNº21/CA/2015

EDITAL Nº20/CA/2015

EDITAL Nº19/CA/2015

EDITAL Nº18/CA/2015

Continue a leitura »

‘Seres fantásticos’: mostra revisita trabalhos produzidos em 1993
Publicado em 15/06/2015 às 11:23

Reencontrar e exibir trabalhos feitos por crianças de 7 e 8 anos após mais de duas décadas: esta é a proposta da exposição “Seres Fantásticos: Deixa-me que te conte…”. A mostra é promovida pelo Espaço Estético do Colégio de Aplicação (CA) da UFSC com desenhos de estudantes da 1ª série de 1993, a partir de 16 de junho, às 15h45, e fica aberta até 17 de julho – o horário de visitação é das 7h30 às 18h.

Os trabalhos fazem parte do acervo pessoal da professora de Artes Visuais Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa, que idealizou a mostra e ministrou as aulas para os alunos-autores – eles foram convidados e devem comparecer ao Espaço Estético.

A mostra reúne representações de seres imaginários em desenhos, frotagens, recortes e pinturas. Estímulo gerador do processo ensino-aprendizagem, o mundo fantástico também será representado por poemas, histórias e reproduções de obras de artistas como Franklin Cascaes e Eli Heil, cujas obras dialogaram com os alunos no processo de criação. A exposição conta ainda com produções de ex-alunos que tiveram como referência os trabalhos elaborados pelos colegas autores de 1993.

Mais informações no Espaço Estético do CA, pelo telefone (48) 3721-2406.

Print

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2015/06/seres-fantasticos-mostra-revisita-trabalhos-produzidos-em-1993/

Feira de Trocas da Festa das Culturas e das Famílias – 13/6
Publicado em 10/06/2015 às 22:21

OBJETIVO:

  • Contribuir com o projeto LIXO ZERO, trabalhando junto à comunidade escolar a importância da reutilização de objetos ociosos do nosso cotidiano.

TROCA-TROCA

  • Trazer utensílios para TROCAR (roupas, uniformes, calçados, livros, brinquedos, objetos de decoração, entre outros –em bom estado de conservação). A pessoa terá espaço para negociar na barraca “FEIRA DE TROCAS”, sendo responsável pelos seus objetos.

COMPRA E VENDA (PESSOAL)

  • Trazer utensílios para vender (roupas, uniformes, calçados, livros, brinquedos, objetos de decoração, entre outros –em bom estado de conservação). A pessoa terá espaço para VENDER ou COMPRAR objetos na barraca “FEIRA DE TROCAS”, sendo responsável pelos seus objetos. Neste caso, a pessoa é convidada a FAZER UMA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA PARA A APP de parte do valor da venda.

DOAÇÃO E VENDAS (BRECHÓ – APP)

  • Trazer utensílios para DOAR PARA A APP (roupas, uniformes, calçados, livros, brinquedos, objetos de decoração, entre outros –em bom estado de conservação, antes ou no dia da festa).
  • Haverá pessoas responsáveis para receber as doações e vender a preço simbólico para contribuir com a APP do CA/UFSC.

 

RESPONSÁVEIS/CONTATO

ProfªJuliana Cardoso Coelho – Sala 06/Prof. Química e Profª Marivone Piana – Sala da Coordenadoria de Estágios.

 

Festa das Culturas e das Famílias ocorre no dia 13 de junho
Publicado em 02/06/2015 às 11:36

10841998_1118400358177466_5343670543279093288_o

No próximo dia 13 de junho, sábado, a partir das 13h, será realizada a tradicional Festa do Colégio de Aplicação.

Nos anos anteriores, as festas, realizadas dentro do calendário do ciclo junino, se identificavam com a tradição dos arraiais. Este ano estamos propondo uma festa das culturas, plural, incentivando o ambiente a ser ainda mais variado, contemplando a diversidade cultural brasileira. As novidades aparecerão em algumas mudanças no nosso cardápio e nas propostas de apresentações culturais, as quais contemplam resultados de trabalhos pedagógicos ou atrações criadas pensando nessa temática a partir da proposta da Gincana Solidária.

Procuramos, também, valorizar todas as configurações familiares, nesse dia que é um grande encontro da comunidade, em que confraternizamos, dançamos e nos divertimos.

Este ano a festa está adotando o conceito de Lixo Zero. Convidamos todos a trazerem suas canecas e abolir o uso de copos descartáveis. Como alternativa, serão oferecidos para compra ou consignação Copos Eco personalizados, no próprio dia da Festa. Os participantes da festa podem ficar com o copo ao final ou devolvê-lo e receber seu dinheiro de volta. Teremos Ponto de Entrega Voluntária de resíduos de difícil descarte, como pilhas e baterias e óleo usado.

Teremos também oficinas voltadas a todo o público presente. As inscrições estão abertas, com a APP do Colégio de Aplicação.

Haverá também uma Feira de Trocas, incentivando a economia solidária e a possibilidade de as pessoas trazerem itens que desejam trocar por outros.

Neste ano, iniciaremos mais cedo, com um risoto, servido a partir das 13h, que pode ser adquirido previamente ou no local.

As turmas estão preparando suas apresentações e as famílias e a comunidade também estão convidadas a propor atrações para a festa, com teatro, dança, música, etc. As barracas estão sendo elaboradas e teremos uma série de novidades esperando por toda a comunidade, pois esse é um dia de escola aberta.

Mais informações com a Coordenadoria de Comunicação, Divulgação e Eventos e com a Comissão de Eventos: professores George França () e Lia Alarcon (), orientadoras Camila da Costa Andrade () e Katarina Grubisic (), ou com o APP do Colégio de Aplicação () e o GECA (Grêmio Estudantil do CA) ().

Paralisação dos ônibus na Grande Florianópolis
Publicado em 27/05/2015 às 17:08

A Direção do Colégio de Aplicação comunica que, apesar da paralisação dos ônibus na Grande Florianópolis,  no dia 29/05 , o Colégio funcionará normalmente. Solicita-se às famílias que avaliem cada caso em relação a viabilidade do comparecimento à escola nesse dia atípico.

Abaixo segue os links com a reportagem com a noticia sobre a paralisação:

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/05/paralisacao-dos-onibus-na-grande-florianopolis-ira-acontecer-em-duas-etapas-nesta-sexta-feira-4769335.html

https://www.facebook.com/sintraturb

 

Calendário de Entrega de Boletins
Publicado em 26/05/2015 às 18:30

 

Caros(as) responsáveis,

Informamos o calendário de entrega dos boletins impressos do Ensino Médio em relação ao 1º Trimestre. No dia da entrega do boletim de seu(a) filho(a), que ocorrerá na sala de Francês (Bloco C, 2º andar), os(as) professores(as) realizarão atendimento individual (Bloco C, 3º andar nas Salas de Disciplinas) dos responsáveis que apresentarem dúvidas em relação ao processo de avaliação.

Turma Data Horário Local
6ºs e 8ºs Anos 29/05 das 8h às 10h Bloco C2º andar – Sala de Francês e 3º andar – Salas de Disciplinas
7ºs e 9ºs Anos 29/05 das 10h às 12h
1º ABCD 29/05 das 14h15min às 15h30min
2º ABCD 29/05 das 15h30 às 16h45min
3º ABC 29/05 das 16h45min às 18h

Continue a leitura »

  • Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 02 de julho 2015 - 23:21:54
SeTIC
Páginas UFSC