Projoit

AS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES INTEGRADORAS DE CIÊNCIAS NA OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ATIVIDADES INTEGRANDO CONHECIMENTOS DE FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA.

Os objetivos indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) para o Ensino Fundamental enfocam o desenvolvimento da capacidade de questionar, formar opiniões e atuar na transformação de situações. Essa concepção de ensino subentende a necessidade de adotar estratégias que mobilizem os alunos na sistematização e aprofundamento do conhecimento. O professor de Ciências deve atuar como um mediador do processo de ensino-aprendizagem, buscando a interdisciplinaridade e a organização dos conteúdos disciplinares com base em temas atuais, que propiciem o envolvimento intenso dos alunos na execução de atividades problematizadoras. Neste projeto de pesquisa, pretendemos refletir sobre e propor ações articuladas na área do ensino de Ciências e Matemática, que possibilitem o desenvolvimento de atividades didáticas para a oitava série e que possam desenvolver as competências e habilidades propostas para este nível de ensino.

Responsável: Profº. Alfredo Müllen da Paz
Contato:
Site: http://ca.ufsc.br/projoit/projoit.htm