Projeto Moodle

USO DA PLATAFORMA MOODLE NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO AS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO.

As estratégias colaborativas, e por extensão as interações sociais, são de fundamental importância para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano escolar, apresentam uma nova perspectiva para a educação básica, pois os estudantes têm a possibilidade de interagir através das redes de comunicação. A respeito da utilização de tais tecnologias, o Moodle tem se consolidado como uma plataforma de aprendizagem à distância, ou seja, num ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Esse ambiente é apontado como um instrumento de apoio pedagógico, contribuindo efetivamente para a aprendizagem e reafirmando a importância de metodologias nas quais o aluno seja sujeito ativo do processo educativo. Diante disso, a utilização da plataforma Moodle poderá contribuir com a aprendizagem e propiciar um maior envolvimento dos alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, a investigação tem por objetivo geral avaliar o potencial do uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no Ensino Médio. Especificamente: habilitar os alunos a utilizarem a plataforma de forma interativa e on-line para ampliarem seus conhecimentos de Física, Química e Matemática; avaliar as possibilidades e limites da utilização dessa ferramenta na aprendizagem das referidas disciplinas, bem como sua contribuição para uma maior interação entre alunos, e entre os alunos e os professores envolvidos.

 

Coordenador: Prof. Reginaldo Monoel Teixeira

Responsável: Profª Sandra Madalena Pereira Franke

Contatos: