UFSC » Colégio de Aplicação
Ensino Fundamental e Ensino Médio

Estudantes participam de oficinas de Robótica no CA
Publicado em 01/09/2015 às 10:16

As tardes de alguns estudantes voluntários do Ensino Médio do Colégio de Aplicação têm sido ocupadas por uma atividade diferente. Além de tudo o que já vivenciam no contraturno de atividades na escola, um grupo voluntariamente tem cursado oficinas de Robótica. “Na primeira oficina, aprendemos a fazer catapultas com peças de montar. O aprendizado de hoje inclui também noções de programação”, destaca o estudante Nickolas Assunção, do 2º ano do Ensino Médio.

As peças em questão são kits Atto de Robótica Educacional, adquiridos pelo Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), projeto que é parceiro desta iniciativa. O material está sendo utilizado em oficinas nas quais progressivamente os estudantes aprendem a montar estruturas eletrônicas mais complexas. “Meu interesse foi despertado pelos jogos de montar. Queria conseguir fazer um robô que apagasse minha luz”, brinca Sofia Yukimura, também do 2º ano.

As oficinas em questão vêm sendo supervisionadas pela professora Sandra Franke, da disciplina de Física, nas tardes das segundas-feiras. Trata-se de uma oportunidade diferenciada de expandir horizontes e aprendizados nas Ciências Exatas. “Tenho expectativas muito boas com essa experiência nova, que oferece uma aprendizagem diferenciada, gratuita e que eu não encontraria fora do Colégio”, afirma Natalia Vieira, que também tem frequentado todos os encontros.

Continue a leitura »

Adiamento das 46ªs Olimpíadas do CA
Publicado em 31/08/2015 às 14:55

Em conformidade com a decisão da 8ª Reunião Ordinária do Colegiado do Colégio de Aplicação, realizada no dia 26 de agosto, comunicamos a transferência da data das Olimpíadas dos Anos Finais e do Ensino Médio do CA para os dias 13 a 17 de outubro de 2015.

A decisão foi tomada tendo em vista o fato de que o trâmite da contratação dos novos professores de Educação Física do Colégio de Aplicação está interrompido em função da greve dos servidores, o que gera grande concentração de aulas para a disciplina, atualmente atuando com déficit de três professores.

Além disso, as Olimpíadas dos Anos Iniciais acontecerão em outro momento, ainda a ser definido, para que os professores de Educação Física possam organizar melhor as olimpíadas. A previsão de data será feita em outro momento, em reunião entre os professores do segmento e os de Educação Física.

Em breve divulgaremos o cronograma dos jogos e o regulamento para as apresentações da abertura, que acontecerão na terça-feira, 13 de outubro.

Nota de Falecimento
Publicado em 28/08/2015 às 9:48

É com pesar que comunicamos o falecimento da mãe da Servidora Técnica Bernadete de Castro Vieira. O enterro será às 15h no cemitério de São José, onde o corpo está sendo velado.

Projeto Pasch – Bolsas de Estudo para jovens na Alemanha
Publicado em 25/08/2015 às 23:59

A aluna Beatriz Kanda, do 1º ano, voltou com ótimas notícias das férias: ela recebeu uma bolsa de estudos do projeto PASCH com tudo pago para frequentar um curso de alemão para jovens em Frankfurt, na Alemanha. Durante 20 dias, a aluna pode conhecer um pouco mais da Alemanha e sua cultura, além de aprender alemão com alunos dos mais variados países e fazer novas amizades.

Aos alunos que também gostariam de viver essa experiência, para o mês de janeiro de 2016, o Projeto PASCH destinou ao CA mais uma (01) bolsa de estudo para um curso de alemão para jovens na Alemanha. O período do curso será de 11.01. a 30.01.2016 e assim como nas versões anteriores, todas as despesas (voos nacionais e internacionais, hospedagem, refeições, seguro saúde, curso e material de alemão, bem como uma mesada de 75,00 Euro para as três semanas) fazem parte da bolsa de estudos oferecida. Os alunos interessados receberão em sala de aula a lista da documentação necessaria, que também pode ser solicitada através do e-mail: . As inscrições podem ser feitas até dia 15.09.images

Além das bolsas de estudo para a Alemanha, o aluno Ramon Seugling, do 1º ano, vai participar de uma acampamento internacional na Amazônia. A viagem será de 21 a 27 de outubro e contará com jovens estudantes de alemão de toda a América Latina. Durante a viagem de sete dias, seis dos quais a bordo de embarcações, os participantes não somente conhecerão Manaus e um trecho do Rio Negro, como participarão diariamente de oficinas em língua alemã voltadas para vídeo/filme, teatro e escrita criativa. Desejamos ao aluno uma viagem de muito aprendizado e descobertas!”

(Por Clarissa Mombach – Professora de Alemão do CA)

Memorando circular da SEGESP sobre contratação de professores
Publicado em 19/08/2015 às 14:29

Recebemos hoje, da Secretaria de Gestão de Pessoas da UFSC (SEGESP) da UFSC memorando informando sobre os problemas referentes à contratação de professores efetivos e substitutos no semestre 2015.2.

Leia aqui a íntegra do Memorando Circular 08/SEGESP/2015.

Campanha de doação de medula para nosso estudante João Pedro Aguiar
Publicado em 18/08/2015 às 0:50

joao pedro João Pedro Aguiar (02/10/1999), estudante do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC, está precisando da ajuda de todos nós.

Ele precisa encontrar um doador de medula compatível em sua luta contra a leucemia. Para ajudar esse rapaz tão guerreiro, precisamos de todos os esforços da comunidade do Colégio e do restante da UFSC.

Estamos organizando mutirões, ao longo desta semana, para ir ao Hemosc (Av. Prof. Othon Gama d’Eça, 756, Centro) fazer testes e doações para ajudar o garoto em sua batalha. Propomos a todos e todas aqueles que se sensibilizarem com essa história, que nos encontremos e formemos grupos na Sala de Convivência no horário do intervalo da manhã e da tarde da próxima quarta, quinta e sexta-feiras para irmos juntos ao Hemosc. Os voluntários doadores podem ser homens ou mulheres com idade entre 18 e 55 anos.

Aqueles que quiserem ir sozinhos e independentemente também podem fazê-lo. Os interessados precisam fazer o teste com uma amostra de sangue para determinar a compatibilidade entre doador e paciente. Os dados pessoais e resultados dos testes são armazenados em um sistema que realiza o cruzamento de dados entre pacientes que precisam de transplante e doadores.

A UFSC está colaborando, também, na divulgação de nossa campanha, e divulgou nota com o pedido de doações em sua página institucional. Na manhã do dia 24 de agosto, a emissora RIC Record esteve no Colégio de Aplicação para gravar com a turma e a equipe pedagógica irá ao ar na terça-feira, 25, no horário do Jornal do Meio-Dia. Agradecemos à Agência de Comunicação da Universidade e à emissora pela solidariedade e pela ajuda prestada na divulgação desta iniciativa.

Colabore e divulgue esta campanha, para que tenhamos mais chances de encontrar um doador compatível. Repasse a mensagem aos seus contatos, e se possível, em um de seus horários livres, participe destes mutirões. Vamos ajudar a manter a esperança e o sorriso desse garoto!

CED lança novo vídeo institucional
Publicado em 17/08/2015 às 16:01

O Colégio de Aplicação pertence ao Centro de Ciências da Educação de nossa universidade, o qual acaba de lançar seu novo vídeo institucional, produzido pelo Laboratório de Novas Tecnologias  (LANTEC). O Vídeo atualizado mostra o que o CED realiza  e a sua importância como Centro,  atuando desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. O Colégio de Aplicação surge, nesse contexto, como escola inclusiva, que atende estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, preocupado com o ensino, a formação de pesquisadores, as artes e o acolhimento de toda a comunidade.

Participaram do vídeo diretores, chefes de departamentos, coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação e laboratórios, docentes e técnico-administrativos. Da equipe do CA, há falas da Direção, Vice-Direção e Coordenadoria de Comunicação, Divulgação e Eventos. O novo vídeo institucional do CED estará disponível para ser divulgado em eventos, especialmente aqueles relacionados a atividades acadêmicas, como aulas magnas, cerimônias de formaturas e outras atividades realizadas pelo Centro.

O vídeo encontra-se disponível em DVD na Coordenadoria de Comunicação e Relações Institucionais pode ser assistido aqui:

Ficha Técnica:

Coordenação: Carla Burigo e Marina Bazzo de Espíndola

Supervisão de vídeo: Julia Beatriz Machado 

Direção e edição: Felipe Figueira

Fotografia: Felipe Figueira Gabriel Stella 

Realização: LANTEC – Laboratório de Novas Tecnologias

Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação
Publicado em 07/04/2015 às 19:17

Após longa discussão e sugestões de toda a comunidade escolar, foi aprovada, no final de 2014, a Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação.

Disponibilizamos agora, para a leitura e o conhecimento de todos, o texto em sua versão integral, com agradecimentos especiais à Comissão Responsável pela proposição, sistematização e elaboração dessa proposta:

Clique AQUI para acessar o documento da Proposta.
Continue a leitura »

Horários de atendimento às famílias – 2015
Publicado em 01/04/2015 às 20:31

Todos os professores e professoras do Colégio destinam um horário de seu plano de trabalho para atendimento às famílias dos estudantes. Isso é parte fundamental do processo pedagógico, no qual a família deve tomar parte ativa.

Clique AQUI para acessar a lista de horários de atendimento, organizada por série/turma e por disciplina.

Horários de aulas do turno e contraturno de 2015
Publicado em 04/03/2015 às 14:42

Prezados(as) estudantes e famílias,

Seguem em anexo os horários de aulas do turno e contraturno de 2015. As atividades do contraturno iniciarão em 9/03/2015, segunda-feira.

Lembramos que as disciplinas de Arte (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio), Educação Física (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (7º e 9º ano do Ensino Fundamental) são disciplinas curriculares obrigatórias que acontecerão no contraturno, sendo a aprovação mediante frequência igual ou superior a 75% como também nota igual ou superior a 6,00.

Atenção! Durante o mês de março, as aulas de Educação Física acontecerão nas dependências do Colégio de Aplicação de acordo com o planejamento em anexo.

No caso da disciplina de LIBRAS, o Colégio de Aplicação, buscando atender a Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação (UFSC, 2014) introduziu no ano de 2015 em sua grade curricular a disciplina de LIBRAS, componente obrigatório para as turmas do 1º, 2º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental. Esta ação pedagógica visa instrumentalizar a comunidade escolar quanto ao uso e a difusão de Libras, conforme disposto no Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

As aulas de Recuperação de Estudos são indicadas aos(às) estudantes que possuem dúvidas ou dificuldades em relação ao conteúdo das disciplinas de cada ano e devem ser frequentadas em caso de rendimento escolar abaixo da média.

Edital de Convocação para o ano letivo de 2015
Publicado em 09/01/2015 às 11:12

EDITAL

EDITALNº21/CA/2015

EDITAL Nº20/CA/2015

EDITAL Nº19/CA/2015

EDITAL Nº18/CA/2015

Continue a leitura »

CA promove 4° Seminário Interno de Iniciação Científica
Publicado em 18/08/2015 às 20:24

Com o objetivo de promover a socialização das pesquisas realizadas pelos estudantes pesquisadores bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq), o Colégio de Aplicação está realizando seu quarto seminário interno de iniciação científica. Na ocasião, 23 jovens pesquisadores de nosso Ensino Médio poderão apresentar aos colegas, professores, TAEs e famílias os resultados de um ano de trabalho orientado pelos professores de nosso Colégio. O evento está sendo organizado em parceria pelas Coordenadorias de Pesquisa e Extensão e Comunicação, Divulgação e Eventos.

A pesquisa como princípio de formação é uma premissa pedagógica no Colégio de Aplicação, que antes mesmo da existência do programa PIBIC-EM já tinha o Projeto Pés na Estrada do Conhecimento acontecendo nas então oitavas séries. O PIBIC-EM tem suas especificidades: cada orientador (com titulação mínima de Mestrado) pode orientar apenas dois estudantes; o ciclo dura 12 meses, iniciando em agosto e terminando em julho do ano consecutivo; há uma coordenação institucional, responsável pelos projetos de toda a escola, que faz a mediação entre estes e o Departamento de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq). A coordenação do ciclo 2014-2015 foi realizada pelo professor George França, e a do ciclo 2015-2016 será feita pela professora Sandra Mendonça, Coordenadora de Pesquisa e Extensão, que ampliará de 26 para 41 o número de bolsistas em orientação.

Na quarta-feira, 19 de agosto, teremos aulas normais até o horário do recreio. Após o intervalo, às 10:30, será realizada a abertura oficial no Auditório do Colégio de Aplicação. Em seguida, às 11:00, as apresentações ocorrerão paralelamente, na seguinte distribuição:
Continue a leitura »

Expressarte reúne desenhos de toda a comunidade escolar no Espaço Estético
Publicado em 11/08/2015 às 12:20

Foi aberta na última sexta-feira, 7 de agosto, a 4ª Expressarte, exposição anual de desenhos de estudantes do Ensino Médio, bolsistas, professores, TAEs e estagiários, criada em 2012. O evento busca trazer ao Espaço Estético do CA uma amostra da produção artística com desenhos de todos os tipos, abrindo-se para os visitantes comentarem e votarem nas obras de sua preferência. A curadoria é uma parceria entre a professora Sheila Maddalozzo e os ex-alunos Carol Gómez e João Vitor Costa, o que reforça o vínculo de nossa escola não apenas com seus egressos, mas com espaços para voz e manifestação dos estudantes. A Mostra está aberta das 7:30 às 18:00 até o dia 7 de setembro.

Este ano, um dos diferenciais é que, através da votação popular, serão escolhidos desenhos que integrarão a Agenda Escolar do Colégio de Aplicação de 2016, a qual também deve contar com produções vindas dos estudantes do Ensino Fundamental, os quais terão, em breve, a sua Expressarte Júnior.

O evento de abertura foi coroado pela apresentação musical da banda Lêmures, composta de estudantes do Ensino Médio.

expressarte 1 expressarte 2 expressarte 3 expressarte 4 expressarte 5 expressarte 6

A literatura infantil de Santa Catarina em sala de aula
Publicado em 10/08/2015 às 17:01

CAM04730 (1)Alunos do 3º ano C do Colégio de Aplicação da UFSC, por intermédio da professora Viviane Carvalho, participaram do projeto Maleta Catarina, no qual descobriram o mundo encantado da literatura infantil de Santa Catarina em sala de aula.
Com
o objetivo de aproximar os alunos da literatura infantil de Santa Catarina, as crianças levavam para casa uma maleta contendo dentro um livro de literatura infantil e um avental de história com personagens da obra em feltro. A Maleta Catarina, assim chamada, a cada dia visitava a casa de cada aluno para a leitura em família e preparação para apresentarem, em sala, a história lida por meio do avental de histórias.  Ainda em sala de aula, com outras obras, priorizaram-se situações que favoreciam o trabalho ativo da construção do sentido do texto. A mediação de leitura se desenvolveu com atividades que possibilitaram compreender o que estava escrito no texto e o que não estava com atividades orais e escritas que estabeleceram relações entre a obra lida e outras já conhecidas ou a eventos cotidianos da sociedade;

Os livros selecionados para a leitura com as famílias e em sala de aula tinham a intenção de mostrar uma realidade próxima da cultura dos alunos, com temas regionais os alunos foram surpreendidos pelas seguintes obras: A Festa do Boi de Mamão, A colher de Pau da Princesa, A Saga da Tainha Nina, Mãe Gralha em Busca da Sobrevivência, É Tempo De Pão-por-Deus, Carolina e as Bolinhas de Gude e Macaco Maca.

Para uma compreensão mais abrangente do contexto das obras, os alunos foram surpreendidos a cada parte do projeto com a visita de alguns autores dos livros trabalhados em sala de aula. Em uma roda de conversa com cada autor, perguntas curiosas sobre sua vida e obra se fizeram presentes para a contextualização significativa da literatura no ambiente escolar.  Agradecemos aos seguintes autores pela contribuição e dedicação aos alunos: Eliane Santana Dias Debus (CED/UFSC), Inês Carmelita Lohn, Aldemir Guimarães e Ana Carolina Ostetto.”

(Por Viviane de Carvalho, professora da turma)

11311022_10205480173037726_1553874949_n  CAM04743 (1) CAM04565

  • Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 01 de setembro 2015 - 12:28:59
SeTIC
Páginas UFSC