UFSC » Colégio de Aplicação
Ensino Fundamental e Ensino Médio

Carta dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação do CA à comunidade escolar
Publicado em 07/07/2015 às 21:28

Florianópolis, 06 de julho de 2015.

CARTA À COMUNIDADE ESCOLAR DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Nós, Servidores Técnico-Administrativos em Educação (STAE) do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentamos à comunidade escolar nosso posicionamento frente a atual conjuntura do Colégio envolvendo estudantes, servidores técnico-administrativos em educação e servidores docentes.

É de conhecimento público o corte de verbas sofrido pelas universidades federais nos últimos anos, não sendo diferente a situação da UFSC que, apesar disso, está em processo de expansão. Para dar conta da demanda crescente, estabelecida pelas metas definidas pelo Ministério da Educação (MEC), cotidianamente temos vivenciado a precarização nas condições de trabalho de todos os servidores públicos da universidade, sejam eles STAE ou servidores docentes, assim comoda qualidade do atendimento oferecido aos estudantes.

Em razão de tal precarização e da diminuição sistemática do repasse de verbas à educação de caráter público, inúmeras universidades federais pelo país decretaram greve, com paralisação das atividades como forma de protesto e pressão política. Assim também ocorre na UFSC, a despeito do que muitos querem reconhecer.
Continue a leitura »

Jantar arrecada fundos para Projeto Pés na Estrada
Publicado em 07/07/2015 às 21:21

A equipe do Projeto Pés na Estrada convida para um jantar com bingo no próximo sábado, 11 de julho, a partir das 17h. A renda será revertida para a viagem de estudos dos nonos anos a Minas Gerais. 
Participem, divulguem e tragam suas famílias!

jantar pés

CA recebe palestra do professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona
Publicado em 07/07/2015 às 14:37

 larrosaO Laboratório de Ensino de História do Colégio de Aplicação (LEHCA) promove, na próxima quarta-feira, 15 de julho, a palestra “O que é uma escola?”, com o renomado Jorge Larrosa, pesquisador, filósofo da educação e professor da Universidade de Barcelona. Autor de vários livros (Pedagogia Profana; Educação e Linguagem depois de Babel; e Tremores: escritos sobre experiência, entre outros), Larrosa vem ao CA a convite da professora Karen Christine Rechia. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Data: 15 de julho

Horário: 9:30

Local: Auditório do Colégio de Aplicação

A palestra será imperdível e a oportunidade é única. Compareçam!

 

Nota da Direção – Encaminhamentos de 6 de julho
Publicado em 06/07/2015 às 22:29

Em virtude das negociações decorrentes da situação de greve estudantil vivenciada pelo Colégio de Aplicação na última semana, foram realizadas, ao longo desta segunda-feira, 6 de julho, reuniões por categoria no turno da manhã. Após o comunicado realizado pela Direção sobre audiência com a Reitora, em que foram garantidas refeições aos estudantes em situação da vulnerabilidade social, os professores do Colégio, em votação, deliberaram as seguintes medidas:

1)      Suspensão parcial das atividades de contraturno até o dia 17 de julho: as Recuperações de Estudos foram incorporadas ao turno. As aulas das disciplinas obrigatórias realizadas no outro período (Educação Física, Artes, Literatura, Libras) e o Atendimento Educacional Especializado realizado pelas professoras de Educação Especial serão mantidos.

2)      Reposição de avaliações: será garantido aos estudantes o direito de refazerem as avaliações realizadas no período de 29 de junho a 3 de julho, durante o qual a normalidade das atividades foi interrompida pela greve estudantil.

No período vespertino, em Reunião Geral com a presença dos quatro segmentos da comunidade escolar (docentes, técnico-administrativos, estudantes e famílias), os estudantes informaram a todos os presentes sobre a suspensão da greve estudantil. Foram feitos os comunicados sobre os acontecimentos da semana, a Direção apresentou as deliberações dos docentes, foi lida uma carta da representação dos técnico-administrativos sobre sua situação de greve e avaliou-se a situação. Votaram-se os seguintes encaminhamentos:

1)      Que realizemos assembleias conjuntas com mais frequência, para fortalecer os canais de escuta e comunicação entre todos os membros da comunidade escolar;

2)      Que a preferência para realização dessas assembleias seja para os dias úteis;

3)      Que uma comissão paritária redigirá uma proposta de documento em apoio às pautas do movimento, para reivindicações nas instâncias superiores à escola;

4)      Que pais voluntários vão propor canais tecnológicos para melhorar a comunicação entre escolas e famílias, como uma lista de e-mails dos pais por turma.

As famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social devem procurar as assistentes sociais do Colégio de Aplicação para detalhes sobre a obtenção de tickets para almoço.

Contamos com o apoio e a compreensão de todos e todas para que possamos seguir aprimorando institucionalmente nosso diálogo com toda a comunidade escolar.

Atenciosamente,

Professora Josalba Ramalho Vieira

Diretora Geral do Colégio de Aplicação

Comunicado de suspensão de aulas no dia 6 de julho, segunda-feira
Publicado em 03/07/2015 às 17:12

Na manhã de hoje, 03/07, a partir das 10h, foi realizada reunião geral no Auditório do Colégio de Aplicação, tendo em vista os acontecimentos recentes da greve estudantil, deflagrada na segunda-feira, 29/06, e a obstrução da rampa de acesso às salas do Bloco D, realizada na noite de 02/07.

Após várias avaliações dos estudantes, docentes, TAEs e famílias presentes, ainda durante a realização dessa reunião, chegou-se a um acordo com os estudantes sobre o desbloqueio da rampa de acesso às salas de aula. O ato, realizado por toda a comunidade, foi simbólico da retomada do diálogo institucional sobre a pauta imediata do movimento.

Houve a deliberação de que na próxima segunda-feira, 6 de julho, não haverá aulas em ambos os turnos para realização de Reuniões por categoria, para discutir os encaminhamentos sobre as atividades de contraturno no atual contexto do CA.

No início da manhã, a Direção solicitou uma audiência com a Reitora, que recebeu, a partir das 13h, uma comissão composta pela Diretora Geral, por um representante dos docentes, um dos técnico-administrativos, um dos familiares e dois estudantes. Os informes dessa audiência serão parte da pauta do encontro de segunda-feira.

Informamos que no dia 7 de julho, terça-feira, as atividades serão retomadas.

Atenciosamente,

Josalba Ramalho Vieira

Diretora Geral do Colégio de Aplicação

Nota à comunidade escolar sobre os acontecimentos de 2 de julho
Publicado em 02/07/2015 às 23:18

Ao final do dia letivo de 2 de julho, ocorreu uma ocupação das rampas de acesso às salas de aula do Bloco D do Colégio de Aplicação, como ato de reivindicação dos estudantes em greve.

A reunião entre docentes e técnico-administrativos que estava convocada e em que se discutiria o funcionamento das atividades do contraturno foi suspensa logo em seu início. Informamos que houve negociação em torno das pautas do movimento entre representantes dos estudantes e um conjunto dos professores, encaminhando propostas coletivas para as reivindicações da pauta local do movimento estudantil desta unidade (garantias de diálogo e não-retaliação aos grevistas e condições de permanência no contraturno em virtude do fechamento do Restaurante Universitário). Ao final desse encontro, às 22:30, todos os estudantes e professores se retiraram das dependências do Colégio.

Amanhã, dia 3 de julho, não haverá suspensão das atividades do CA. A comunidade escolar buscará conjuntamente a construção de encaminhamentos para a solução dos problemas apontados, primando por um clima de respeito mútuo e de diálogo.

Florianópolis, 2 de julho de 2015.

 

Josalba Ramalho Vieira

Diretora Geral do Colégio de Aplicação

Esclarecimentos sobre os acontecimentos dos últimos dias no CA
Publicado em 01/07/2015 às 16:01

Inicialmente gostaríamos de ter já emitido uma nota sobre os acontecimentos da segunda-feira desde o dia de ontem para publicação na página do CA, mas devido a problemas de acesso, que só foram resolvidos hoje no final da manhã pela SETIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação/UFSC), só agora isso foi possível. Por essa lacuna, nos desculpamos.

Comunicamos que a Direção do CA recebeu um documento (às 13:15 min de 29 de junho de 2015) das mãos de aluna/os, que assinam Estudantes Secundaristas do Colégio de Aplicação. O documento era um “comunicado oficial de adesão à greve estudantil” e trazia as pautas discutidas na Assembleia Estudantil ocorrida no mesmo dia e afirmava que “foi decidido que (…) a greve legal dos estudantes será oficializada e legítima a partir de 48 horas após a entrega deste documento à direção.

Gostaríamos de esclarecer a comunidade que, preocupada com o fechamento do Restaurante Universitário (RU) após deflagração de greve pelos TAEs, e sabendo que há estudantes que dependem do RU para se alimentarem antes das atividades do contraturno, convoquei Reunião Geral para debater esse e outros problemas no dia 17 de junho. Já naquele momento anunciei que estava em tratativas para achar soluções para as questões levantadas. Nas últimas duas semanas, a Direção do CA, o Serviço Social do CA e o Setor de Nutrição do CA, tentamos junto à Reitoria, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Direção do RU uma alternativa para alimentação na hora do almoço. Primeiro é importante informar que, dessa vez, não havia a possibilidade, para nenhum aluno da UFSC, de transporte pago pela Reitoria para o RU, que fica no prédio da Agronomia no bairro do Itacorubi (isso aconteceu em fevereiro); segundo, é importante esclarecer que a Reitoria não tinha acordo de repasse de verbas para o Restaurante dos Servidores, como aconteceu em outra ocasião, por isso passamos a trabalhar uma terceira alternativa: sondamos a possibilidade de fazer almoço na cantina do CA. Houve empenho da parte da gestão central em chegar a uma solução para o impasse e da nossa parte houve levantamento de dados para sabermos quantas refeições seriam necessárias. No entanto, na manhã do dia 30 de junho (terça), após uma avaliação detalhada das condições técnicas (termo aditivo de contrato e tamanho da cozinha, por exemplo) e do quantitativo de refeições (número perto de 500 refeições/dia), além de discussão sobre todas as implicações que essa alternativa trazia, foi visto ser impossível esse encaminhamento. Em decorrência disso, na próxima quinta-feira, dia 02/07, estou convocando nova reunião de docentes para tratar das atividades do contraturno. Após essa reunião, comunicaremos a todos sobre os encaminhamentos a serem tomados.
Continue a leitura »

Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação
Publicado em 07/04/2015 às 19:17

Após longa discussão e sugestões de toda a comunidade escolar, foi aprovada, no final de 2014, a Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação.

Disponibilizamos agora, para a leitura e o conhecimento de todos, o texto em sua versão integral, com agradecimentos especiais à Comissão Responsável pela proposição, sistematização e elaboração dessa proposta:

Clique AQUI para acessar o documento da Proposta.
Continue a leitura »

Horários de atendimento às famílias – 2015
Publicado em 01/04/2015 às 20:31

Todos os professores e professoras do Colégio destinam um horário de seu plano de trabalho para atendimento às famílias dos estudantes. Isso é parte fundamental do processo pedagógico, no qual a família deve tomar parte ativa.

Clique AQUI para acessar a lista de horários de atendimento, organizada por série/turma e por disciplina.

Horários de aulas do turno e contraturno de 2015
Publicado em 04/03/2015 às 14:42

Prezados(as) estudantes e famílias,

Seguem em anexo os horários de aulas do turno e contraturno de 2015. As atividades do contraturno iniciarão em 9/03/2015, segunda-feira.

Lembramos que as disciplinas de Arte (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio), Educação Física (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (7º e 9º ano do Ensino Fundamental) são disciplinas curriculares obrigatórias que acontecerão no contraturno, sendo a aprovação mediante frequência igual ou superior a 75% como também nota igual ou superior a 6,00.

Atenção! Durante o mês de março, as aulas de Educação Física acontecerão nas dependências do Colégio de Aplicação de acordo com o planejamento em anexo.

No caso da disciplina de LIBRAS, o Colégio de Aplicação, buscando atender a Proposta Pedagógica de Inclusão Educacional do Colégio de Aplicação (UFSC, 2014) introduziu no ano de 2015 em sua grade curricular a disciplina de LIBRAS, componente obrigatório para as turmas do 1º, 2º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental. Esta ação pedagógica visa instrumentalizar a comunidade escolar quanto ao uso e a difusão de Libras, conforme disposto no Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

As aulas de Recuperação de Estudos são indicadas aos(às) estudantes que possuem dúvidas ou dificuldades em relação ao conteúdo das disciplinas de cada ano e devem ser frequentadas em caso de rendimento escolar abaixo da média.

Edital de Convocação para o ano letivo de 2015
Publicado em 09/01/2015 às 11:12

EDITAL

EDITALNº21/CA/2015

EDITAL Nº20/CA/2015

EDITAL Nº19/CA/2015

EDITAL Nº18/CA/2015

Continue a leitura »

Seminário de Física – Radiação de cada dia
Publicado em 07/07/2015 às 21:12

Convidamos a todos e todas para um Seminário em nosso Auditório, organizada pelo PIBID de Física, na tarde do dia 8 de julho.

radiação

DEFESA DO MEMORIAL DE ATIVIDADES ACADÊMICAS (MAA) da Profa. Dra. Celina Maria Ramos Arruda Macedo
Publicado em 02/07/2015 às 14:06

Como parte do processo de promoção à classe de Titular de Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, convidamos para a Defesa do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA) da Profa. Dra. Celina Maria Ramos Arruda Macedo (Francês), conforme estabelecido pela Resolução Normativa 043/CUn/2014.

Data: 3 de julho de 2015

Horário: 14h

Local: Laboratório de Matemática do Colégio de Aplicação (Térreo, Bloco C)

 

Alunos do Aplicação têm filme selecionado para o FAM
Publicado em 15/06/2015 às 13:35

DSC09209A animação “TAMU E SEUS AMIGOS: navegue nesta aventura”, feita pelos alunos do 1º ano A do Ensino Fundamental de 2014,foi um dos 39 filmes selecionados, entre 385 trabalhos inscritos, para participar do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul.

São produções de vários países, entre eles, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Equador, Uruguai e Brasil.

Sob a direção de Diego de los Campos e da professora Mariza Konradt de Campos, o filme conta a história do Tamu, uma tartaruga-verde que sobrevive graças a ajuda de pessoas preocupadas em cuidar da natureza e preservar os animais e ao trabalho de instituições como o Projeto Tamar. 
Continue a leitura »

  • Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 07 de julho 2015 - 21:29:05
SeTIC
Páginas UFSC