A Pesquisa em Linguística Aplicada na Escola Básica

Nas últimas três décadas, a Linguística Aplicada (LA) ganhou espaço nos estudos desenvolvidos por pesquisadores de várias universidades brasileiras. Um dos campos privilegiados para o desenvolvimento de pesquisas nessa área tem sido a escola básica. Com esse projeto, pretendemos traçar um panorama das pesquisas desenvolvidas na escola, visando a contribuir para a consolidação dessa área de pesquisa e para a legitimação da escola como espaço privilegiado para o desenvolvimento de investigações que podem trazer grandes contribuições para o ensino de língua no Brasil. Para atingir tal objetivo, faremos um levantamento e análise nos artigos publicados na revista Trabalhos em Linguística Aplicada-TLA (2001-2011), focalizando: a) o objeto de pesquisa definido pelos pesquisadores da área nas pesquisas realizadas na escola; b) a caracterização ou não da escola como espaço privilegiado de investigação dos linguistas aplicados ao longo dos últimos 10 anos; c) como são considerados os sujeitos que atuam na escola – se são incluídos nas pesquisas como participantes ou apenas como informantes; e d) os métodos utilizados pelos pesquisadores da área nas investigações realizadas nesse campo.

Coordenadora: Profª Dra Nara Caetano Rodrigues