EXPRESSARTE Expressa tua arte

12/08/2019 08:05

A Expressarte, exposição de arte que acontece, no Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC, desde 2012, marca o lugar do aluno como autor: propositor, curador e expositor neste espaço.

Há oito anos atrás, os alunos Carol Goméz e João Vitor Costa propuseram a Expressarte. Aceitaram o desafio, lançado em sala de aula e no grêmio estudantil pela professora idealizadora e coordenadora do Espaço Estético, Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa, de os alunos participarem mais ativamente com propostas e projetos fortalecendo e incentivando a autoria artística na escola, independente dos professores.

A proposta da exposição Expressarte surge com objetivo de incentivar e mostrar a expressão artística dos alunos de Ensino Médio, sem qualquer tipo de julgamento, mas valorizando a liberdade de expresão artística singular de cada participante. Procurando integrar todos os setores, deixam aberto para que professores, técnico-administrativos, bolsistas e estudantes participem também deste momento.

As primeiras edições da mostra direcionaram-se para a participação dos estudantes do Ensino Médio.  No ano de 2015 a 2017, as edições estendem-se para o Ensino Fundamental I a II, com o lançamento da Expressarte Junior, tendo na coordenação desta mostra a aluna Joana Goméz.  A partir do ano de 2018, a exposição integra a participação de todos os estudantes.

As mostras vêm apresentando expressões artísticas diversas: desenhos, pinturas, colagens, modelagens, fotografias, volumes, contribuindo com uma maior interação dos alunos e fomentando a fruição e o diálogo da produção visual na Educação Básica, configurando-se como uma ação discente significativa.

Um acordo proposto pelos organizadores à Direção da escola, em 2015, oportunizou que os trabalhos mais votados de cada edição Expressarte fizessem parte   da agenda escolar dos estudantes, como forma de valorizar e incentivar a autoria dos participantes, envolvendo a participação dos alunos tambem na criação da agenda escolar.