Projeto Cheiro Verde monta segunda “composteira modelo”, no CA

18/02/2019 11:58

Devolver ao solo tudo o que ele fornece é tão importante quanto retirar benefícios dele e isso é possível fazer implantando sistemas de compostagem de resíduos orgânicos.

Empenhados em tornar nossa escola realmente comprometida com a preservação do meio ambiente, o Projeto Cheiro Verde, desde sua criação, trabalha com vermicompostagem, que é um tipo de compostagem que utiliza minhocas, as quais produzem húmus, produto resultante da matéria orgânica decomposta a partir do processo digestório das mesmas.

Em outubro do ano passado, foi implantado no CA o processo de compostagem termofílica em tubos de concreto. A compostagem termofílica é o processo de decomposição microbiológica da matéria orgânica, dependente de oxigênio (aeróbia) e com geração de calor, se desenvolvendo em temperaturas acima de 45°C (atingindo picos que podem chegar a mais de 70°C).

O primeiro tubo, medindo 1,20m de diâmetro e 60cm de altura, encheu em apenas 45 dias com resíduos orgânicos produzidos em nossa escola. Nesta semana, contando mais uma vez com a colaboração do Henrique Pedro dos Reis, da Floram, e da galerinha do projeto, montamos nossa segunda composteira.

Agora convidamos toda a comunidade escolar para abraçar esta causa, separando os resíduos orgânicos e colocando nos espaços adequados para que possamos transformar todo esse material em adubo para nosso quintal. Enfim, que possamos servir de exemplo para que quem visite nossa escola possa implantar esse modelo de compostagem nos pequenos espaços que tiverem.

Estamos fazendo a campanha dos baldinhos para espalhar pela escola para coleta de resíduos orgânicos. Aproveitando para trabalhar a reciclagem de plásticos/embalagens estamos optando por baldinhos de margarina que se consegue junto a padarias. Quem puder conseguir esses baldinhos… é só deixar na sala do primeiro ano A.

Veja fotos da montagem da nova composteira: