Projeto PASCH seleciona estudantes do CA para bolsas de estudos na Alemanha

07/03/2018 14:43

O Projeto PASCH – “Escolas: uma parceria para o futuro” – no Brasil destinou aos alunos do CA-UFSC duas (02) bolsas de estudo para os cursos de alemão para jovens na Alemanha em julho de 2018.

O período do curso será de 08.07. a 28.07.2018, com saída do Brasil no sábado, dia 07.07., e chegada no Brasil no domingo, dia 29.07. Assim como nas versões anteriores, todas as despesas (hospedagem, refeições, seguro saúde, curso e material de alemão, bem como uma semanada de 75,00 Euro para as três semanas) fazem parte da bolsa de estudos no valor de 3.050 Euros oferecida aos alunos, além das despesas com voos de aproximadamente 2.000,00 Euros por aluno.

Nenhum bolsista poderá antecipar ou prolongar a sua estadia na Alemanha, salvo no caso estar acompanhado dos pais, que assumirão total responsabilidade sobre a viagem e estadia antes e/ou após as datas do curso. Nesse caso, porém, os pais arcarão também com as despesas do respectivo voo. Como o PASCH já pagou pelo bloqueio dessas passagens para garantir as reservas em período de alta estação, essas despesas envolverão também o ressarcimento ao PASCH do pagamento da passagem em questão, bem como da multa para alteração de voo.
Para a seleção dos bolsistas seguiremos os seguintes critérios:

1. Idade entre 14 – 17 anos (não podendo estar cursando o 3º ano do Ensino Médio);

2. Ser aluno/a de alemão no colégio com ótimo rendimento nas aulas da disciplina;

3. Muito bom conhecimento da língua alemã, tendo já prestado, ao menos, o exame de proficiência Fit in Deutsch 1 (é imprescindível apresentar cópia da última prova Fit in Deutsch realizada no momento da candidatura). Esse nível de competência é o mínimo para garantir o aproveitamento do curso, a interação com os colegas e professores, bem como o desenvolvimento das competências. Por esse motivo, daremos preferência a candidaturas de alunos com níveis de conhecimento mais altos;

4. Caráter pessoal do texto e do vídeo de apresentação do aluno;

5. Muito bom rendimento nas demais matérias escolares;

6. Participação em atividades escolares (olimpíadas, grupos de trabalho, oficinas, representação de alunos, etc.) ;

7. Envolvimento em atividades extraescolares (trabalho social ou voluntário, cursos etc.);

8. Perfil de liderança e desenvoltura;

9. Boas relações com pais, colegas de sala e professores.

10. Ex-bolsistas não poderão se candidatar novamente.

O candidato se compromete a:

• Registrar-se na página do PASCH-net e a participar assiduamente das atividades de preparação para a viagem no curso on-line durante período informado pela equipe PASCH.

• Após regresso ao Brasil, escrever um depoimento sobre sua estadia na Alemanha, enviar dentro do prazo solicitado e conforme instruções da equipe PASCH.

• Após regresso ao Brasil, enviar o certificado da prova realizada ao final do curso na Alemanha e o certificado de participação no mesmo (Teilnahmebescheinigung).

• Apresentar e divulgar a sua experiência a outros alunos da escola e, se possível, a prestar orientação a candidatos para os cursos seguintes.
Alunos interessados favor entrar em contato via e-mail da Profa. Cássia () para poder receber TODOS OS FORMULÁRIOS necessários para candidatura (conforme solicitado abaixo).

Informamos, também, que, ainda para esse período (julho de 2018), além da bolsa citada acima, dispomos de bolsas excedentes, para as quais também podem indicar no mínimo mais três candidatos por bolsa extra e que obedeçam rigorosamente aos mesmos critérios e prazos das bolsas regulares.

Solicitamos que os/as candidatos/as entreguem ao Colégio os seguintes documentos, sem os quais não consideraremos a candidatura:

• Ficha com dados pessoais e de contato dos pais;

• Formulário de inscrição;

• 1 cópia simples do boletim de notas do ano anterior;

• 1 cópia simples do RG;

• 1 curto texto de apresentação em alemão (Vorstellungsschreiben) escrito pelo próprio aluno e sem correções de terceiros;

• Uma gravação em vídeo (pode ser de celular) na qual o aluno se apresenta em alemão com aproximadamente 10 informações (o aluno deve falar livremente e não ler ou ter decorado o texto de apresentação) e a seguir uma breve fala sobre a motivação para a candidatura em português. Duração total de, no máximo, 90 seg. O vídeo deve ser enviado por We Transfer (www.wetransfer.com);

• 1 cópia simples do último certificado oficial de proficiência em alemão Fit in Deutsch ou Goethe-Zertifikat;

• 1 pequeno currículo relacionando atividades extracurriculares e extraescolares;

• Se houver, 1 cópia simples dos atestados das atividades extracurriculares e extraescolares.

• Texto de próprio punho, se comprometendo com as solicitações do PASCH após regresso (cf. modelo que será enviado).

• Screenshot da inscrição do perfil do aluno na community do pasch-net

• Atestado médico (se necessário).

Todos os documentos acima relacionados devem ser entregues para Profa. Cássia via e-mail, em formato digital, devidamente identificados, até o dia 30.03.2018 (prazo final).
Durante o curso online, os bolsistas selecionados terão a oportunidade de conhecer os outros colegas do grupo e também receberão informações sobre a viagem e local do curso, bem como instruções para sua melhor preparação.

Em caso de dúvidas, estaremos à disposição! Aproveitem as aulas de Recuperação de Estudos para tirar suas dúvidas 😉

Um abraço & boa sorte – VIEL GLÜCK!!!

Equipe “DEUTSCH im CA”

Professoras Cássia & Stephanie