Trabalhos de educação inclusiva no CA são selecionados para o 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

03/07/2017 11:35

A 35ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul será realizada este ano na cidade de Foz do Iguaçu/PR, região de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai e mundialmente conhecida por sua rica diversidade natural e cultural. Organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-americana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e pelo Instituto Federal do Paraná,  o evento terá como temática a Internacionalização da Extensão.

35° SEURS acontecerá no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2017 e será sediado no campus Jardim Universitário da UNILA e no campus da UNIOESTE. A UFSC, recebeu  48 propostas, sendo que foram selecionados 16 trabalhos, dos quais dois são da disciplina de Educação Especial do Colégio de Aplicação/CED.

A primeira edição do projeto de extensão Curso de Capacitação: por uma prática pedagógica inclusiva nas escolas aconteceu no primeiro semestre de 2016 e teve como objetivo “Promover a capacitação de bolsistas de acessibilidade, estagiários do Colégio de Aplicação (CA) e acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para atuar dentro de uma prática pedagógica inclusiva no âmbito escolar”. As oficinas foram ministradas por docentes da Educação Especial e LIBRAS com carga horária de quarenta horas e participaram sessenta acadêmicos e bolsistas oriundos de dez cursos de Licenciatura da UFSC e contou com o apoio do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE.

Os temas abordados nas oficinas foram: Inclusão e Adaptações Curriculares; O surdo no contexto inclusivo; Deficiência Física e Paralisia Cerebral; Deficiência Visual; Deficiência Intelectual; LIBRAS; Transtorno do Espectro Autista – TEA; Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD; Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; Elaboração de materiais pedagógicos.

O projeto de pesquisa e extensão “Organização, Criação e Adaptação de materiais e recursos pedagógicos para os estudantes da Educação Especial do CA/UFSC” tem como objetivo geral instituir um acervo de materiais e recursos pedagógicos adaptados para estudantes público-alvo da Educação Especial do Colégio de Aplicação – CA da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, facilitando o uso em salas de aula, no Atendimento Educacional Especializado – AEE e nos demais espaços do colégio onde forem necessários.

Entre os objetivos específicos pensados durante todo o processo de pesquisa e de extensão temos o levantamento e posterior catalogação dos materiais e recursos já existentes no CA; a identificação das principais demandas pedagógicas dos docentes de diferentes disciplinas, a elaboração de novos materiais e recursos pedagógicos; organização de um espaço para implementação de um acervo de materiais e recursos pedagógicos adaptados, para uso dos docentes de todas as disciplinas e técnicos do CA/UFSC. Estes materiais serão utilizados tanto em sala de aula, quanto no AEE junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial.