Estudantes do 5º ano do CA aprendem sobre Biomas: palestra e jogo

11/04/2017 13:34

bioma1 bioma2
Para estudar sobre os Biomas, no mês de março, os alunos dos 5ºs anos tiveram a oportunidade de ter uma palestra com a bióloga Cristina Santos. Nesta palestra as crianças tiveram a oportunidade de conhecer os seis biomas brasileiros (IBGE), sua fauna e flora: Amazônia, Pampa, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal. A partir da palestra, a professora Lara Duarte e os alunos do 5ºs anos aprofundarão os estudos em sala de aula.

As imagens trazidas na apresentação oportunizaram o entendimento e compreensão. Também sobre o assunto, os estudantes estão utilizando em sala de aula o jogo BICHOS. Este jogo foi desenvolvidbioma4o em uma pesquisa em parceria do CA, Observatório de Praticas escolares UDESC/FAED e Graúna Studios no ano de 2014 e desde então ele é utilizado em várias turmas dos Anos Iniciais. A professora Bruna, uma das criadoras do jogo, esteve nas turmas para esta oficina. De forma divertida, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre nove biomas, suas características e animais. O jogo foi utilizado em sua forma física (cartas) e digital (tablet). Parceria com o projeto de extensão saberes de educadores e LIFE. Para aprofundar o estudo do tema, ainda está previsto o estudo do livro Mata Atlântica: o bioma onde moro, de autoria da bióloga Cristina Santos e outros e, também, a saída de estudos a Sala Verde – UFSC.