Comunicado às famílias sobre as formaturas do Colégio de Aplicação

25/04/2017 17:19

Prezadas famílias,

O momento da formatura é, certamente, uma grande alegria, que nós do Colégio de Aplicação partilhamos e gostamos de ver acontecer da melhor maneira possível. Tendo em vista recentes dúvidas e discussões a respeito da solenidade e das comemorações, gostaríamos de esclarecer alguns pontos sobre como compreendemos as formaturas no Colégio de Aplicação.

a)      Nossa responsabilidade, como escola pública, é a realização de uma colação de grau gratuita, pública, laica, aberta a toda a comunidade e que sempre ocorre no Centro de Cultura e Eventos da UFSC no mês de dezembro (dia 21 para os 9ºs anos do Ensino Fundamental e no dia 22 para os 3ºs anos do Ensino Médio). Entendemos que todos devem ter as mesmas oportunidades de participar, por isso, não fazemos exigências com vestimentas, não cobramos por qualquer decoração e não nos responsabilizamos por contratação de serviços de fotografia. Reiteramos que não há nenhum custo para participação na solenidade, que é institucional.

b)      Como gestão, não nos envolvemos e não apoiamos a realização de festas ou viagens de lazer ou comemoração ligadas ao evento da formatura, as quais acarretam custos elevados. Quaisquer tratativas realizadas por turmas com casas noturnas ou empresas de organização de viagens ou eventos são de total responsabilidade dos formandos e de suas famílias, não consistindo em iniciativa do Colégio de Aplicação. No entanto, quando implicarem a entrada de pessoas externas à comunidade do Colégio de Aplicação, devem ser informadas à Direção. Além disso, nenhuma dessas negociações diz respeito à realização da colação de grau, que é de inteira responsabilidade nossa, como instituição.

c)       Todos os anos, para a colação de grau (à exceção do último, dadas as condições atípicas), fazemos convites impressos para cada estudante, para que possam tê-los como recordação e entregar às pessoas de sua maior afeição. Estamos, no entanto, em corte de recursos por parte do Governo Federal, o que restringe a quantidade que podemos imprimir. Mais próximo do fim do ano letivo, quando prontos, esses convites poderão ser retirados na Coordenadoria de Eventos. O convite impresso não é necessário para ingresso no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, onde é realizada a solenidade. A cerimônia é pública, todos podem comparecer, e a capacidade do Auditório é grande (aproximadamente 1300 pessoas).

À disposição e atenciosamente,

Direção Geral, Vice-Direção e Coordenadoria de Comunicação, Divulgação e Eventos – CA/CED/UFSC