Palestra sobre “Sociologia de Inclusão” ocorre no CA em 12 de setembro

30/08/2016 15:51

O Colégio de Aplicação e a AssociaSociologia da Inclusãoção de Pais e Professores convida para a palestra  do Sociólogo  Carlos Veloso da Veiga (Universidade do Minho/Portugal), moderada pela Profª Drª Thereza Cristina Bertazzo Silveira Viana (Colégio de Aplicação/CED/UFSC), intitulada “Sociologia da Inclusão: As expectativas de pais e professores de crianças com Necessidades Educativas Especiais acerca da escola e das próprias crianças com NEE.

Título: As expectativas de pais e professores de crianças com NEE acerca da escola e das próprias crianças com NEE

Resumo: Com esta palestra pretendemos compreender e explicar as representações sociais que resultam das interações entre as famílias e os agentes educativos envolvidos no processo educativo dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para o efeito analisamos as representações socais decorrentes das crenças e expectativas de pais e professores sobre as funções e as condições da escola. Além disso, pretendemos também sensibilizar para a problemática da deficiência, alertando e informado os intervenientes no processo educativo os alunos com NEE de forma a orientá-los para a necessidade de um trabalho conjunto, participado e multidisciplinar.

CARLOS VELOSO DA VEIGA é doutor em sociologia e professor auxiliar com agregação do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Tem leccionado as disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação Social, Sociologia da Solidariedade e Exclusão Social, Estatística e Análise de Dados em Sociologia, Sociologia das Organizações e Sociologia da Deficiência e da Reabilitação. Os seus interesses de investigação focalizam-se, essencialmente, no campo da deficiência e das organizações de reabilitação das pessoas com deficiência. Tem participado como consultor científico e avaliador em vários projetos de investigação/ação, participou em dezenas de eventos científicos com apresentação de comunicações e é autor e coautor diversos livros e artigos científicos, a maior parte com especial incidência na área da deficiência e reabilitação.

CV online: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8979568311358205

Contamos com a participação de todos, no dia 12 de setembro, às 9h, no Auditório do CA!