UFSC » Colégio de Aplicação » CA promove 4° Seminário Interno de Iniciação Científica
Ensino Fundamental e Ensino Médio

CA promove 4° Seminário Interno de Iniciação Científica
EMail
Publicado em 18/08/2015 às 20:24

Com o objetivo de promover a socialização das pesquisas realizadas pelos estudantes pesquisadores bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq), o Colégio de Aplicação está realizando seu quarto seminário interno de iniciação científica. Na ocasião, 23 jovens pesquisadores de nosso Ensino Médio poderão apresentar aos colegas, professores, TAEs e famílias os resultados de um ano de trabalho orientado pelos professores de nosso Colégio. O evento está sendo organizado em parceria pelas Coordenadorias de Pesquisa e Extensão e Comunicação, Divulgação e Eventos.

A pesquisa como princípio de formação é uma premissa pedagógica no Colégio de Aplicação, que antes mesmo da existência do programa PIBIC-EM já tinha o Projeto Pés na Estrada do Conhecimento acontecendo nas então oitavas séries. O PIBIC-EM tem suas especificidades: cada orientador (com titulação mínima de Mestrado) pode orientar apenas dois estudantes; o ciclo dura 12 meses, iniciando em agosto e terminando em julho do ano consecutivo; há uma coordenação institucional, responsável pelos projetos de toda a escola, que faz a mediação entre estes e o Departamento de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq). A coordenação do ciclo 2014-2015 foi realizada pelo professor George França, e a do ciclo 2015-2016 será feita pela professora Sandra Mendonça, Coordenadora de Pesquisa e Extensão, que ampliará de 26 para 41 o número de bolsistas em orientação.

Na quarta-feira, 19 de agosto, teremos aulas normais até o horário do recreio. Após o intervalo, às 10:30, será realizada a abertura oficial no Auditório do Colégio de Aplicação. Em seguida, às 11:00, as apresentações ocorrerão paralelamente, na seguinte distribuição:

SALA DO 7º ANO B

COORDENAÇÃO: PROFESSORA ARLYSE DITTER

 

Bolsista pesquisador Orientação Tema
  1. José Antônio Monteiro
Arlyse Ditter “Histórias cruzadas”: entre a literatura e o cinema
  1. Laís Prudêncio Scheffer
Arlyse Ditter “A culpa é das estrelas”: do livro ao filme, linguagens em comparação
  1. Mariana Silva Natividade
Ciriane Casagrande Dança Inclusiva

 

SALA DO 3º ANO C

COORDENAÇÃO: PROFESSOR GLAUCIA COSTA

 

Bolsista pesquisador Orientação Tema
1. Maria Luiza dos Santos Rosa Marivone Piana Aspectos sociais e políticos das letras das músicas brasileiras de 2000 a 2015
2. Beatriz Kanda George França Tradição e modernidade nos arquivos de Franklin Cascaes: os dicionários
3. Isadora Silva Peruyera Sanchez George França Tradição e modernidade nos arquivos de Franklin Cascaes: os dicionários
4.Anarela Voltolini Glaucia Costa O cinema infantil na sala de aula: reflexões acerca do uso de filmes de animação nas aulas de História

 

SALA DO 2º ANO A

COORDENAÇÃO: PROFESSORA KAREN RECHIA

 

Bolsista pesquisador Orientação Tema
1. Luiz Felipe Domingos Henrique Hunger Moresco Desenvolvimento de um novo teste biológico para análise de extratos vegetais
2. Lucas de Azevedo Pazin e Marina Búrigo Costa Josiane Eugênio Jogos e brinquedos pedagógicos com material reciclável
3. Maria Eduarda Garces Coelho Karen Christine Rechia Infância e ditadura no filme O ano em que meus pais saíram de férias (2006)
4.Valentina de Andrade Paiva Thereza Cristina Vianna Qual Sociologia no Ensino Médio?

 

SALA DO 1º ANO A

COORDENAÇÃO: PROFESSOR LEONARDO SCHWINDEN

 

Bolsista pesquisador Orientação Tema
1. Ana Luiza Coutinho de Souza Fortunato Juliana Cardoso Coelho As atividades experimentais e o ensino de Química: expectativas dos estudantes do CA/UFSC
2. Geilza Santos Treich Juliana Cardoso Coelho A Química e suas atividades experimentais
3. Pedro Amador de Campos Leonardo Schwinden Conteúdos curriculares de Filosofia para o Ensino Médio
4.Clara Murgia Cavalcanti Luana Zimmer Sarzi O bullying escolar: estudando e (re)conhecendo a temática em recursos midiáticos

 

SALA DO 1º ANO B

COORDENAÇÃO: PROFESSORA FERNANDA MÜLLER

 

Bolsista pesquisador Orientação Tema
1.Mélany da Silva Henrich Fernanda Müller Epidemia, catástrofe e indústria cultural
2. Beatriz Karine Alvares Sandra Mendonça Organização estudantil e cultura escolar
3. Mariana D’El Rei Martins Sandra Mendonça Terceirização
4.Helena Mariah Oliveira do Canto Sheila Maddalozzo Possibilidades interdisciplinares em Arte no Ensino Fundamental do CA/UFSC

 

SALA DO 1º ANO C

COORDENAÇÃO: PROFESSORA SANDRA FRANKE

 

Bolsista pesquisador Orientação Tema
1.Rhanna Kaena Auler Renata Gomes Camargo Educação e terapia assistida por animais na escola: estudos e possibilidades
2. Laura Helena Cherem Neto Nicolazzi Renata Gomes Camargo Altas habilidades/superdotação: estudos e pesquisas no Colégio de Aplicação
3. Pedro Bobsin de Moraes Sandra Franke O telefone celular e os adolescentes: sua utilização e repercussões no aprendizado
4.Júlia Góes de Souza Sandra Franke Uso dos meios de comunicação e redes sociais: sua presença no dia a dia dos jovens do CA

 

  • Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 18 de abril 2017 - 21:36:31
SeTIC
Páginas UFSC