UFSC » Colégio de Aplicação » Alunos do Aplicação têm filme selecionado para o FAM
Ensino Fundamental e Ensino Médio

Alunos do Aplicação têm filme selecionado para o FAM
Publicado em 15/06/2015 às 13:35

DSC09209A animação “TAMU E SEUS AMIGOS: navegue nesta aventura”, feita pelos alunos do 1º ano A do Ensino Fundamental de 2014,foi um dos 39 filmes selecionados, entre 385 trabalhos inscritos, para participar do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul.

São produções de vários países, entre eles, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Equador, Uruguai e Brasil.

Sob a direção de Diego de los Campos e da professora Mariza Konradt de Campos, o filme conta a história do Tamu, uma tartaruga-verde que sobrevive graças a ajuda de pessoas preocupadas em cuidar da natureza e preservar os animais e ao trabalho de instituições como o Projeto Tamar.

Tudo começou com a chegada de um colega muito especial na turma do 1º ano A/2014, o Tamu. Para a surpresa da turma, o Tamu não era um menino, e sim uma tartaruga marinha de pelúcia que veio do Tamar de Aracaju/SE para aprender a ler e escrever junto com os colegas para depois poder ensinar seus amigos do mar.

Para cuidar do Tamu era preciso conhecer as tartarugas marinhas e a turma começou então, uma longa jornada. Pesquisaram, assistiram a documentários, leram, fizeram questionamentos, ouviram palestras, registraram, fizeram visitas em busca de informações e descobriram muitas curiosidades sobre as tartarugas marinhas.

A presença do Tamu na sala permitiu, além do incentivo à produção oral e escrita, o estímulo para a turma explorar a biodiversidade marinha e questões como aquecimento global, poluição, extinção de espécies e o respeito às diferenças.

Em nosso projeto NO QUINTAL DA ESCOLA, trabalhamos o conceito de Agrofloresta, plantando hortaliças e árvores frutíferas.

Surgiu, então, a ideia de fazer um filme usando a técnica do stopmotion e utilizando elementos do nosso quintal, como frutas, legumes e vegetais, para representar a história.

Para introduzir essa temática fomos estudar o pintor italiano Giuseppe Arcimboldo (Milão, 1527 – 1593), que foi o primeiro que se tem conhecimento a utilizar em suas pinturas frutas, legumes e vegetais. Na literatura atual, trabalhamos com os volumes 1 e 2 do livro Tem planta que virou bicho, um projeto que une o trabalho da publicitária Alda de Miranda com o olhar do fotógrafo Cacio Murilo. Eles deram vida a vegetais, frutas e legumes e esculpiram divertidos animais.

Recebemos o artista plástico Diego de los Campos, que explicou para as crianças o que é um stopmotion e deu orientações sobre como fazer um filme com esta técnica.

Fomos estudar também a vida de um dos grandes cineastas checos, Jan Svankmajer (Praga, 1934 – 80 anos) que é considerado o rei do stopmotion e o primeiro a buscar inspiração para seu trabalho nas obras de Giuseppe Arcimboldo.

Pronto, já haviam estudado bastante, então como pequenos cineastas criaram o enredo do filme, o qual deveria ter uma mensagem de cuidado com a natureza. Escolheram como trilha sonora a música Deixa a tartaruga nadar, de Guy Marcovaldi e Moriel Costa, tocada pela Banda Dazaranha.

O filme mostra que ser uma tartaruga marinha nos dias de hoje não é fácil! Além de fugir dos predadores naturais, as tartaruguinhas precisam, desde cedo, superar diversos problemas causados pela ação humana para sobreviver, como a poluição dos mares, a pesca acidental e o aquecimento global. O filme acaba com um lindo arco-íris cobrindo o TAMAR, mostrando que temos pessoas e entidades que se preocupam em cuidar da natureza.

O artista Diego de los Campos auxiliou na gravação e fez a edição do filme. Contamos também com a colaboração das bolsistas Beatrice Noleto, Natália Oliveira e Michele Freitas.

O FAM/2015 será realizado de 19 a 26 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

O filme será exibido em:

• 23/06 09:00 Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
  • 24/06 14:30 Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
  • 25/06 09:00 Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
  • Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 22 de julho 2016 - 13:32:57
SeTIC